Pesquisar no Blog

quarta-feira, 31 de maio de 2023

Geração Z e o assédio no trabalho


O mercado de trabalho tem sofrido mudanças com a entrada das novas gerações nas empresas e corporações. Os jovens chegam no ambiente trabalho com uma cultura organizacional diferente. Os integrantes da geração Z, considerados nativos digitais, estão assumindo seus cargos com uma clareza do conceito de assédio e das demais condutas nocivas no ambiente de trabalho. O diferencial é que os genZ tem uma tendência a não tolerar comportamentos e cobranças excessivas dos seus superiores e seus pares. Assumem uma posição contrária das pessoas das gerações passadas que naturalizavam as más condutas praticadas no ambiente corporativo.

 

O conflito geracional pode gerar desconforto e problemas nas ambiente organizacional. A diferença de cultura interfere diretamente no fluxo de trabalho. Entretanto, a mudança de pensamento é importante para evolução da empresa, principalmente, em tempo que a sigla ESG tem ganhado cada vez mais visibilidade.  A oxigenação das relações de trabalho e é algo valorizado pelo compliance das organizações. O combate ao assédio e o bem-estar dos colaboradores são preocupações das corporações e os jovens da geração Z, os nascidos entre 1995 e 2010, estão dispostos a mudar o cenário e fortalecer as práticas em ESG. Porém, se deparam com as práticas enraizadas perpetuadas por gerações que legitimavam os comportamentos abusivos como “parte do ambiente corporativo”.

 

Diante deste cenário, gostaria de sugerir uma entrevista com Rafaela Frankenthal, CEO da SafeSpace, para abordar o comportamento das gerações no ambiente de trabalho. A especialista em RH pode aprofundar a discussão sobre as mudanças propostas pelos jovens, o atual cenário, como as novas gerações chegam ao mercado de trabalho e como elas lidam com o assédio e as más condutas. A executiva pode explicar também o conflito geracional que pode ocorrer e as soluções para enfrentá-los no dia a dia da empresa. Outro assunto possível de abordar é a importância de um ambiente seguro e saudável para os colaboradores e importância dos jovens neste processo e na ruptura de antigos padrões.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados