A nossa área territorial é mesmo obra divina.
Parafraseando o papa João Paulo II, Deus é brasileiro. As riquezas naturais as
quais somos presenteados somadas ao clima tropical, e a ausência de catástrofes
advindas de terremotos, vulcões e tornados, confere a nós brasileiros uma
situação privilegiada perante ao mundo.
E por falar em riqueza natural, somos o maior
produtor de etanol do planeta. Temos matéria-prima em abundância, originária da
cana-de-açúcar, e, aliada ao intenso avanço da tecnologia, nosso país tem a
faca e o queijo na mão para ser o celeiro mundial na produção de
biocombustível.
Devido a pressão em nível global pela redução das
emissões de carbono na atmosfera, e no cumprimento de metas e prazos
estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), para que o setor de
aviação contribua com essas reduções, projeta-se uma substituição do
combustível convencional pelo produzido a partir de matérias limpas.
Para cumprir uma ordem de caráter mandatório da
OACI (Organização da Aviação Civil Internacional), as aeronaves deverão usar
uma mistura mínima de SAF (Combustível Sustentável de Aviação). Esse
combustível é feito de recursos sustentáveis, como o carbono capturado do ar e
do hidrogênio verde, e de óleos usados de origem orgânica, resíduos florestais
e agrícolas.
Ainda de acordo com a agência, estima-se que o
setor aéreo despeja mais de 900 milhões de toneladas de dióxido de carbono
(CO2) na atmosfera, sendo responsável por 2,5% das emissões globais de gases de
efeito estufa. O uso de querosene de aviação – derivado do petróleo – é o
principal elemento de impacto ecológico negativo. O objetivo é que os voos
sejam neutros em carbono até 2050, e, para tanto, é urgente a redução gradual
da emissão líquida de CO2.
De acordo com o compromisso assumido no Acordo de
Paris, firmado em 2015 e assinado por 196 nações, o Brasil estabeleceu como meta
a redução das emissões líquidas em 37% até 2025, e em 50% até o início da
próxima década. Nesses valores são consideradas as emissões do país a partir de
2005. A meta é considerada ambiciosa por especialistas, no entanto, aumentam-se
as perspectivas com novas frentes contribuindo nesse processo.
Nesse sentido, o país pode ser o protagonista na
produção de um novo combustível de origem biológica para a aviação. Temos o
solo, a matéria-prima e sabemos como fazer. A jornada para a liderança da
produção e utilização de biocombustíveis no transporte aéreo já começou. As
maiores multinacionais do setor do agro acompanham de perto o desdobramento
deste mercado promissor para o nosso país, que necessita de investimentos que
fomentem o projeto. O Brasil pode, deve e será o protagonista mundial de
combustível limpo na aviação brasileira.
J.A.Puppio - empresário, diretor-presidente da Air
Safety e autor do livro “Impossível é o que não se tentou”.
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