Pesquisar no Blog

terça-feira, 30 de maio de 2023

A arte de persuadir: Como influenciar pessoas no mundo corporativo e fazer negócios

 No mundo corporativo, as habilidades de persuasão são altamente valorizadas. A capacidade de influenciar e persuadir outras pessoas é fundamental para fazer negócios, conquistar clientes, conquistar vantagens e até mesmo para se destacar em entrevistas de emprego. No entanto, persuadir não se trata apenas de usar palavras bonitas e convincentes. É preciso saber lidar com o outro de forma eficaz, utilizando técnicas específicas que envolvem tanto a linguagem verbal quanto a não verbal. 

A seguir, a gestora de carreira, especialista em desenvolver líderes e CEO Madalena Feliciano apresenta algumas técnicas de persuasão que são muito úteis no mundo corporativo:

 

  1. Modelagem corporal

A modelagem corporal é uma técnica que consiste em seguir levemente a linguagem corporal do interlocutor. Estudos indicam que, durante uma conversa, temos a tendência de agir de forma semelhante ao locutor, como se estivéssemos refletindo seus movimentos. Quando essa técnica é utilizada de forma sutil, ela pode estimular a concordância do interlocutor. Porém, é importante tomar cuidado para não parecer que está imitando a pessoa e gerar o efeito contrário.

 

  1. Faça elogios

Elogiar é uma técnica poderosa de persuasão. Todos gostam de receber elogios, mas é preciso tomar cuidado para que eles não pareçam forçados. O ideal é que você já tenha uma bagagem sobre a pessoa ou a empresa na qual ela trabalha, para que os elogios não soem falsos.

 

  1. Use o nome da pessoa

Chamar as pessoas pelo nome é uma maneira de trazê-las para perto. Quando você se esquece do nome do interlocutor, pode parecer desrespeitoso e afastá-lo de seu objetivo. Ao chamar uma pessoa pela maneira que ela prefere, você está reforçando sua identidade.

Assim, tome todo o cuidado para se referir ao interlocutor da maneira que ele se sente à vontade.” Destaca Madalena Feliciano.

 

  1. Demonstre interesse

Ser um bom ouvinte é essencial para influenciar pessoas. Mas não é só isso. As pessoas gostam quando você demonstra interesse no que elas têm a dizer. Estimule o interlocutor a falar e mostre que você se importa com suas ideias e opiniões.

 

  1. O rapport é muito importante

Madalena Feliciano explica que o rapport é uma técnica de criar empatia com outra pessoa para alcançar uma comunicação mais assertiva. Seu principal objetivo é trazer mais confiança para o processo de comunicação. É importante treinar para não correr o risco de não saber lidar com determinada situação. A técnica é muito usada por profissionais de vendas, tanto para abrir portas para uma negociação quanto para negociar efetivamente.

 

  1. Amigos e autoridades

Citar outras pessoas ou autoridades no assunto é um ótimo meio para convencer o interlocutor de que uma ideia funciona. Esse recurso é também chamado de prova social. Basicamente, invoca-se um terceiro, trazendo a comprovação do que está sendo dito.

A persuasão é uma habilidade essencial no mundo corporativo. Saber lidar com o outro de forma eficaz é fundamental para fazer negócios, conquistar clientes, conquistar vantagens e até mesmo para se destacar em entrevistas de emprego. As técnicas apresentadas são apenas algumas das muitas que podem ser utilizadas para influenciar outras pessoas. O importante é praticá-las com cuidado e de forma ética, sempre pensando no benefício mútuo das partes envolvidas.” Finaliza Madalena Feliciano.

 

Madalena Feliciano - Empresária, CEO de três empresas, Outliers Careers, IPCoaching e MF Terapias, consultora executiva de carreira e terapeuta, atua como coach de líderes e de equipes e com orientação profissional há mais de 20 anos, sendo especialista em gestão de carreira e desenvolvimento humano. Estudou Terapias Alternativas e MBA em Hipnoterapia. Já concedeu entrevistas para diversos programas de televisão abordando os temas de carreira, empregabilidade, coaching, perfil comportamental, postura profissional, hipnoterapia e outros temas relacionados com o mundo corporativo. Master Coach, Master em PNL e Hipnoterapeuta, Madalena realiza atendimentos personalizados para: Fobias, depressão, ansiedade, medos, gagueira, pânico, anorexia, entre muitos outros.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados