A seguir, a gestora de carreira, especialista em desenvolver
líderes e CEO Madalena Feliciano apresenta algumas técnicas de persuasão que
são muito úteis no mundo corporativo:
- Modelagem corporal
A modelagem corporal é uma técnica que consiste em seguir
levemente a linguagem corporal do interlocutor. Estudos indicam que, durante
uma conversa, temos a tendência de agir de forma semelhante ao locutor, como se
estivéssemos refletindo seus movimentos. Quando essa técnica é utilizada de
forma sutil, ela pode estimular a concordância do interlocutor. Porém, é
importante tomar cuidado para não parecer que está imitando a pessoa e gerar o
efeito contrário.
- Faça elogios
Elogiar é uma técnica poderosa de persuasão. Todos gostam de
receber elogios, mas é preciso tomar cuidado para que eles não pareçam
forçados. O ideal é que você já tenha uma bagagem sobre a pessoa ou a empresa
na qual ela trabalha, para que os elogios não soem falsos.
- Use o nome da pessoa
“Chamar as pessoas pelo nome é
uma maneira de trazê-las para perto. Quando você se esquece do nome do
interlocutor, pode parecer desrespeitoso e afastá-lo de seu objetivo. Ao chamar
uma pessoa pela maneira que ela prefere, você está reforçando sua identidade.
Assim, tome todo o cuidado para se referir ao interlocutor da
maneira que ele se sente à vontade.” Destaca Madalena Feliciano.
- Demonstre interesse
Ser um bom ouvinte é essencial para influenciar pessoas. Mas não
é só isso. As pessoas gostam quando você demonstra interesse no que elas têm a
dizer. Estimule o interlocutor a falar e mostre que você se importa com suas
ideias e opiniões.
- O rapport é muito importante
Madalena Feliciano explica que o rapport é uma técnica de criar
empatia com outra pessoa para alcançar uma comunicação mais assertiva. Seu
principal objetivo é trazer mais confiança para o processo de comunicação. É
importante treinar para não correr o risco de não saber lidar com determinada
situação. A técnica é muito usada por profissionais de vendas, tanto para abrir
portas para uma negociação quanto para negociar efetivamente.
- Amigos e autoridades
Citar outras pessoas ou autoridades no assunto é um ótimo meio para convencer o interlocutor de que uma ideia funciona. Esse recurso é também chamado de prova social. Basicamente, invoca-se um terceiro, trazendo a comprovação do que está sendo dito.
“A persuasão é uma habilidade
essencial no mundo corporativo. Saber lidar com o outro de forma eficaz é
fundamental para fazer negócios, conquistar clientes, conquistar vantagens e
até mesmo para se destacar em entrevistas de emprego. As técnicas apresentadas
são apenas algumas das muitas que podem ser utilizadas para influenciar outras
pessoas. O importante é praticá-las com cuidado e de forma ética, sempre pensando
no benefício mútuo das partes envolvidas.” Finaliza Madalena Feliciano.
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