Pesquisar no Blog

quarta-feira, 31 de maio de 2023

Língua branca: Especialista explica quais são as causas da saburra lingual


Ilana Marques alerta que a língua também precisa de cuidados para manter uma boa saúde bucal 

 

A saburra lingual é uma condição que afeta a língua, caracterizada por uma camada esbranquiçada ou amarelada na superfície. Essa substância é composta por células epiteliais mortas, bactérias, restos de alimentos e outras partículas que se acumulam na língua ao longo do tempo. 

 

Segundo a odontopediatra Ilana Marques, da clínica IGM Odontopediatria, a saburra lingual é considerada um indicador da presença de biofilme bacteriano na boca. “Esse acúmulo pode ser causado por má higiene bucal, consumo excessivo de alimentos ricos em amido e açúcar, tabagismo, respiração bucal, desidratação e condições médicas subjacentes”, explica a especialista. 

 

Embora a saburra lingual seja uma condição comum, seu tratamento e prevenção são simples. “Hoje em dia existem escovas específicas para língua e até mesmo pastas próprias. Então, é muito importante a escovação regular, utilizando uma escova de dentes ou raspadores que ajudam a remover a camada de saburra e melhoram a higiene bucal.  Além disso, é importante manter uma boa higiene bucal geral, incluindo escovação adequada dos dentes, uso de fio dental e visitas regulares ao dentista”, afirma Ilana.   

 

A especialista alerta ainda que a saburra lingual pode causar mau hálito, alterações no paladar e sensação de boca seca. Portanto, é importante tratar essa condição para promover a saúde bucal. “Caso a saburra persista ou haja outros sintomas associados, é recomendado buscar um profissional de saúde”, orienta a odontopediatra.  

 

Ilana também afirma que a condição pode afetar crianças e, por isso, dá algumas dicas para ajudar a combater o problema nos pequenos: 

 

  • Incentive a escovação adequada da língua: Ensine a criança a escovar a língua suavemente com uma escova de dentes macia ou com um raspador de língua. Explique a importância de remover a camada de saburra para manter a boca saudável. 
  • Demonstre o processo de escovação da língua: Mostre para a criança como escovar a língua corretamente, utilizando movimentos suaves de trás para a frente. Você pode até realizar a escovação na frente da criança para que ela possa ver como é feito. 
  • Use escovas de dentes com cerdas macias: Certifique-se de que a criança esteja usando uma escova de dentes com cerdas macias e adequadas para a sua idade. Escovas de dentes infantil com cerdas macias são menos propensas a causar desconforto na língua sensível. 
  • Encoraje a hidratação adequada: Incentive a criança a beber água regularmente para ajudar a manter a boca hidratada. A hidratação adequada ajuda a reduzir o acúmulo de saburra na língua. 
  • Promova uma dieta saudável: Uma dieta equilibrada, com baixo consumo de alimentos ricos em amido e açúcar, pode ajudar a reduzir a formação de saburra na língua. Incentive o consumo de frutas, legumes e alimentos ricos em fibras. 
  • Estabeleça uma rotina de higiene bucal: Crie uma rotina consistente de higiene bucal que inclui escovação dos dentes, uso de fio dental e limpeza da língua. Isso ajudará a criança a adquirir bons hábitos de cuidados bucais desde cedo.

 

“Lembrando que cada caso é único, por isso é sempre importante buscar a orientação de um profissional de saúde, como um odontopediatra, para um diagnóstico preciso e um plano de tratamento adequado para a saburra lingual”, alerta a especialista da IGM odontopediatria. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados