No mundo corporativo, as habilidades de persuasão são altamente valorizadas. A capacidade de influenciar e persuadir outras pessoas é fundamental para fazer negócios, conquistar clientes, conquistar vantagens e até mesmo para se destacar em entrevistas de emprego. No entanto, persuadir não se trata apenas de usar palavras bonitas e convincentes. É preciso saber lidar com o outro de forma eficaz, utilizando técnicas específicas que envolvem tanto a linguagem verbal quanto a não verbal.
A seguir, a gestora de carreira, especialista em
desenvolver líderes e CEO Madalena Feliciano apresenta algumas técnicas de
persuasão que são muito úteis no mundo corporativo:
1. Modelagem corporal
A modelagem corporal é uma técnica que consiste em seguir
levemente a linguagem corporal do interlocutor. Estudos indicam que, durante
uma conversa, temos a tendência de agir de forma semelhante ao locutor, como se
estivéssemos refletindo seus movimentos. Quando essa técnica é utilizada de
forma sutil, ela pode estimular a concordância do interlocutor. Porém, é
importante tomar cuidado para não parecer que está imitando a pessoa e gerar o
efeito contrário.
2. Faça elogios
Elogiar é uma
técnica poderosa de persuasão. Todos gostam de receber elogios, mas é preciso
tomar cuidado para que eles não pareçam forçados. O ideal é que você já tenha
uma bagagem sobre a pessoa ou a empresa na qual ela trabalha, para que os
elogios não soem falsos.
3. Use o nome da pessoa
“Chamar as pessoas pelo nome é uma maneira de trazê-las
para perto. Quando você se esquece do nome do interlocutor, pode parecer desrespeitoso
e afastá-lo de seu objetivo. Ao chamar uma pessoa pela maneira que ela prefere,
você está reforçando sua identidade.
Assim, tome todo o cuidado para se referir ao interlocutor
da maneira que ele se sente à vontade.” Destaca Madalena Feliciano.
4. Demonstre interesse
Ser um bom
ouvinte é essencial para influenciar pessoas. Mas não é só isso. As pessoas
gostam quando você demonstra interesse no que elas têm a dizer. Estimule o
interlocutor a falar e mostre que você se importa com suas ideias e opiniões.
5. O rapport é muito importante
Madalena Feliciano explica que o rapport é uma técnica de
criar empatia com outra pessoa para alcançar uma comunicação mais assertiva.
Seu principal objetivo é trazer mais confiança para o processo de comunicação.
É importante treinar para não correr o risco de não saber lidar com determinada
situação. A técnica é muito usada por profissionais de vendas, tanto para abrir
portas para uma negociação quanto para negociar efetivamente.
6. Amigos e autoridades
Citar outras pessoas ou autoridades no assunto é um ótimo meio para convencer o interlocutor de que uma ideia funciona. Esse recurso é também chamado de prova social. Basicamente, invoca-se um terceiro, trazendo a comprovação do que está sendo dito.
“A persuasão é
uma habilidade essencial no mundo corporativo. Saber lidar com o outro de forma
eficaz é fundamental para fazer negócios, conquistar clientes, conquistar
vantagens e até mesmo para se destacar em entrevistas de emprego. As técnicas
apresentadas são apenas algumas das muitas que podem ser utilizadas para
influenciar outras pessoas. O importante é praticá-las com cuidado e de forma
ética, sempre pensando no benefício mútuo das partes envolvidas.” Finaliza
Madalena Feliciano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário