Pesquisar no Blog

quarta-feira, 31 de maio de 2023

Bromidrose: por que ficar de olho nessa cirurgia?

 O odor nas axilas e nos pés é algo natural do corpo, mas quando ele se torna excessivo e muito forte, pode ser um sinal de algo mais grave. A cirurgia voltada para a bromidrose tem o principal objetivo de tratar esse problema que afeta diversas pessoas ao redor do mundo. 

Existem diversas dúvidas em torno desse procedimento. Por isso, vamos conversar sobre:

  • O que é bromidrose?
  • Quais são os sintomas e causas dela?
  • Como é feito o tratamento?

 

Confira a seguir! 


O que é bromidrose? 

A bromidrose é uma condição conhecida pelo mau odor corporal causado pela transpiração excessiva, mesmo que a pessoa siga todas as medidas de higiene. 

Esse problema acontece com maior frequência nas axilas, mas também pode ocorrer em outros locais do corpo, como nas virilhas e nos pés.

São nessas regiões que se concentram as glândulas apócrinas, responsáveis pela produção de suor, substância composta por água, sais minerais e restos de células, que são degradadas por bactérias ou fungos, resultando assim no forte odor. 

Apesar de essa condição não ser prejudicial para a saúde, ela causa um grande desconforto social, interferindo no convívio dos pacientes, prejudicando muito a qualidade de vida deles.

 

Quais os sintomas e causas? 

A bromidrose é uma consequência da alteração da microbiota da pele. Isso faz com que as bactérias e os fungos se proliferam de forma rápida e desordenada, promovendo a decomposição das secreções liberadas pelas glândulas e da queratina presente na pele, o que causa o mau cheiro. 

Além disso, outras causas para esse problema podem ser:

  • Diabetes.
  • Alcoolismo.
  • Consumo de alimentos específicos, como cebola, alho e pimenta.
  • Ingestão de alguns antibióticos.
  • Desequilíbrio de hormônios que podem alterar a transpiração do corpo e causar mau cheiro.

No que diz respeito aos sintomas, o principal e mais comum é o mau cheiro, mesmo depois de realizada uma higienização adequada do local. Em alguns casos, esse odor é acompanhado pelo suor excessivo.  

A bromidrose pode ser classificada dependendo do local afetado:

  • Axilar: caracterizada pelo mau cheiro e suor intenso nas axilas.
  • Plantar: ocorre na planta dos pés.
  • Na virilha: devido à proliferação de microrganismos na citada região.

 

Como é feito o tratamento? 

Existem vários tipos de tratamento para a bromidrose. Para determinar o melhor método para cada caso, é preciso identificar qual é a causa e, a partir disso, avaliar as opções que se adequem melhor. 

Uma das opções é por meio da cirurgia plástica, técnica que consiste na redução do número de glândulas apócrinas por aspiração ou por remoção direta. 

  • A cirurgia é feita com anestesia local e sedação total. 
  • A recuperação é muito simples, na maioria dos casos, e a cicatriz fica localizada na prega axilar.  

O Dr. Alexandre Kataoka trabalha com uma técnica inovadora de cirurgia para bromidrose, sendo destaque no setor médico.

 

Fonte: Dr. Alexandre Kataoka, Cirurgião Plástico. Perito concursado da Secretaria da Justiça de São Paulo - Instituto de Medicina Social e Criminologia do Estado de São Paulo. Diretor Adjunto do DEPRO - órgão fiscalizador da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP). Consultor Jurídico da SBCP-SP. Representante da SBCP no CODAME/CFM. Membro Efetivo da Câmara Técnica em cirurgia plástica - CFM. Coordenador da Câmara Técnica do CREMESP.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados