Para João Fernando
Saddock, negócios não devem apenas reagir a mudanças, mas identificá-las para
se antecipar a elas
Companhias de sucesso conseguem adaptar o negócio
às diversas circunstâncias do mercado, mas isso só acontece porque elas não
apenas reagem às mudanças, elas também as identificam previamente,
antecipando-se a elas.
De acordo com João Fernando Saddock,
especialista em inovação e growth marketing e marketing Manager na divisão de
educação da H-FARM, maior polo de inovação europeu, localizado na Itália, as
empresas que conseguem se adaptar monitoram constantemente o ambiente externo e
interno, identificando desafios e oportunidades. “Elas desenvolvem uma cultura
organizacional que promove inovação e criatividade, capacitando-as para se
adaptar rapidamente e ficar à frente da concorrência”, explica.
O especialista afirma que as empresas precisam
aprender a identificar alguns fatores-chave que podem levar a uma necessidade
de adaptação. Esses fatores incluem:
- Mudanças
na tecnologia: Segundo Saddock, a rápida evolução tecnológica pode tornar
alguns produtos e serviços obsoletos do dia para a noite. “Os empreendedores
precisam estar atentos a essas mudanças e adaptar os negócios para
permanecerem competitivos. Isso inclui adotar tecnologias emergentes como
inteligência artificial, machine learning, blockchain e Internet das
Coisas (IoT), que podem transformar a forma de operar um negócio e
interagir com os consumidores”, explica ele.
- Tendências
de mercado: Mudanças na demanda do consumidor, concorrência e ambiente
regulatório são pontos que podem impactar um negócio, por isso as empresas
precisam monitorar as tendências e ajustar as estratégias; “Isso pode
significar diversificar produtos e serviços, mudar canais de distribuição
e expandir para outros mercados, entre outros pontos”, analisa
Sadock.
- Mudanças
sociais e geopolíticas: Segundo o especialista em inovação, eventos como
guerras, crises financeiras e mudanças demográficas também podem afetar um
negócio e indicar que ele precisará se adaptar. “As companhias devem estar
preparadas em cenários assim. Pode ser necessário, por exemplo,
diversificar o negócio geograficamente e adaptar as operações”.
- Mudanças
ambientais: A necessidade cada vez maior da adoção de práticas
sustentáveis requer que companhias se adaptem para reduzir os impactos ao
meio ambiente e atender às expectativas do consumidor. “Isso pode incluir
o desenvolvimento de produtos eco-friendly e a incorporação de valores
ambientais”, afirma.
- Mudanças
na força de trabalho: A globalização e a digitalização vêm mudando a
natureza do trabalho e as qualificações necessárias de um colaborador.
Para Saddock, neste cenário, as empresas precisam se adaptar investindo no
desenvolvimento de seus funcionários, implementando políticas mais
flexíveis e criando ambientes mais diversos e inclusivos.
- Inovação
e disrupção: Novos modelos de negócios, produtos disruptivos e serviços
podem ameaçar a posição de mercado de companhias já estabelecidas. ”Com
isso, as empresas precisam monitorar constantemente o ambiente e estar
abertas para inovar e se reinventar para permanecerem relevantes e
competitivas”, conclui.
João Fernando Saddock - apaixonado por inovação e Growth Hacking, com vasta experiência em marketing, implementação e avaliação de estratégias de marca e comunicação de alta performance. Trabalhando com uma ampla variedade de clientes internacionais em empresas renomadas como Bedouin CC, Publicis, Leo Burnett, CCZ e Competence, João gerou valor para marcas como Heineken, General Motors/Chevrolet, Carrefour, Fiat, Samsung, Kellogg's, Disney, Volkswagen, Fly Emirates, entre outras.
https://www.linkedin.com/in/jsaddock/?locale=en_US
Nenhum comentário:
Postar um comentário