Pesquisar no Blog

segunda-feira, 29 de maio de 2023

A importância dos exames preventivos: Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher

Mamografias e ultrassons são ferramentas essenciais na luta contra o câncer feminino e outras doenças 



O Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher, mundialmente celebrado no dia 28 de maio, é uma data que visa conscientizar as pessoas sobre a importância da saúde feminina e promover ações para garantir o bem-estar e a prevenção de doenças. Entre os cuidados fundamentais que as mulheres devem ter, destaca-se a realização regular de exames como a mamografia, papanicolau e o ultrassom transvaginal, devido à alta incidência de cânceres de mama e colo de útero dois dos tipos mais comuns que afetam o sexo feminino. 

Os cânceres e outras doenças identificadas pelos exames são condições de saúde sérias que podem ter um impacto significativo na vida das mulheres. No entanto, quando detectados em estágios iniciais, as chances de tratamento bem-sucedido aumentam consideravelmente, além de terem um melhor prognóstico.  

De acordo com a Vivian Milani, médica radiologista com especialização em mama e membro do conselho da Fundação Instituto de Pesquisa e Estudo de Diagnóstico por Imagem (FIDI), a mamografia é capaz de detectar pequenas lesões e calcificações, frente a dois cenários de exames: o diagnóstico e o rastreamento, mesmo antes que se tornem palpáveis e apresentem sintomas.  

Esse exame de rastreamento é especialmente importante para mulheres acima dos 40 anos, mas em casos de fatores de risco, como histórico familiar ou mutações genéticas, pode ser recomendado a partir dos 35 anos. 

O ultrassom transvaginal é outro grande aliado para a saúde ginecológica, permitindo uma avaliação detalhada do útero, dos ovários e das estruturas adjacentes. Além de auxiliar na detecção precoce de cânceres uterinos, esse exame é capaz de identificar outras condições, como miomas e cistos ovarianos, que podem afetar a saúde reprodutiva e hormonal das mulheres. 

Os exames preventivos ajudam a detectar possíveis riscos à saúde da mulher. A mamografia, por exemplo, se destaca por reduzir o risco de morte por câncer de mama, diagnosticando a doença antes mesmo da mulher notar alguma alteração. No entanto, fazer o exame não previne a doença, mas previne o descobrimento da doença em estágios avançados, por isso é indicado que os exames sejam realizados sob orientação médica sendo, preferencialmente, estabelecida uma rotina de exames preventivos, principalmente após os 40 anos de idade. Dessa forma, optar por fazer a mamografia além de ser indicado pelos especialistas é um autocuidado da mulher consigo, explica médica Vivian Milani. 

Considerando a base dados da FIDI, que conta com 80 unidades de saúde nos estados de São Paulo, Goiás e Manaus, nos últimos 5 meses (janeiro a maio de 2023), foram realizadas, aproximadamente, 78,1 mil mamografias, que representa um crescimento de 15% se comparado com o mesmo período de 2022. Já os exames de ultrassom transvaginal foram 50 mil, mesmo patamar de 2022.  

O total de exames realizados em 2022 foram: 176.839 mamografias e 127.806 ultrassons transvaginais, alta de 30% e 15% respectivamente ao comparar com 2021 - segundo ano da pandemia marcado pelo avanço da vacinação. 

Esses dados evidenciam uma curva crescente na busca por exames preventivos após o período da pandemia, em que muitas pessoas deixaram de realizar exames de rotina devido às restrições e preocupações relacionadas à saúde, observa-se um aumento expressivo na procura por exames. Essa tendência reflete o entendimento de que a saúde não pode ser negligenciada e a importância de retomar os cuidados preventivos para preservar o bem-estar feminino, mantendo uma vida equilibrada com uma rotina de exames preventivos que podem detectar alterações iniciais. 

No Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher, é fundamental reconhecer os avanços na busca por exames preventivos. Com o apoio de profissionais de saúde e a busca regular por esses exames, as mulheres podem fortalecer sua saúde e bem-estar, garantindo uma melhor qualidade de vida. Neste dia e em todos os dias, deve-se reforçar a importância de cuidar da saúde feminina e incentivar todas as mulheres a fazerem dos exames preventivos uma prioridade. 


FIDI - Fundação privada sem fins lucrativos que reinveste 100% de seus recursos em assistência médica à população brasileira, por meio do desenvolvimento de soluções de diagnóstico por imagem, realização de atividades de ensino, pesquisa e extensão médico-científica, ações sociais e filantrópicas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados