Pesquisar no Blog

terça-feira, 30 de maio de 2023

Médica Camilla Lewin explica o que é sarcopenia e como a musculação pode ajudar a prevenir o problema

A especialista listou os sintomas causados pela perda fisiológica da massa muscular

A sarcopenia é perda fisiológica da massa muscular e geralmente está associada à idade avançada. O problema afeta a saúde, favorecendo o surgimento de diversas doenças, como, por exemplo, artrite e artrose, dores na coluna e nos joelhos. 

"Sarcopenia é uma síndrome que causa a perda da força e da massa muscular esquelética do organismo, devido a alterações hormonais e fisiológicas do envelhecimento", explica a médica Camilla Lewin. 

Segundo a médica, os sintomas muitas vezes passam despercebidos, mas o portador da doença possui dificuldades para fazer coisas cotidianas que estava acostumado a fazer. Quando o quadro está mais avançado, as quedas podem ser constantes por causa da perda da força. 

"O paciente acometido pela Sarcopenia sente cada vez mais dificuldade de realizar atividades cotidianas , que antes ele realizava com facilidade no seu dia a dia , tais como subir escadas , carregar objetos , sentar , agachar e levantar , devido a perda da massa muscular . Além disso, pode dificultar até o equilíbrio. Por isso, quando associada à Osteoporose , o risco de queda com fratura é bem maior". 

Camilla diz que a partir dos 40 anos, o organismo começa a perder massa muscular. "Em uma taxa que pode variar de 0,5 a 2 % por ano. Essa perda vai se acentuando com a idade, podendo se ter uma perda de até 50 % da massa muscular em pessoas acima dos 60 anos", completa.  

A boa notícia é que é possível prevenir o problema. "Estudos mostram que a melhor atividade física para a prevenção dessa perda da massa muscular são os exercícios com resistência, ou seja, a musculação , já que através desses exercícios se consegue a diminuição da perda e a manutenção da massa muscular. Em alguns casos até a reversão do processo com o ganho de massa muscular", destaca.

A alimentação também pode ser uma aliada. "Esses mesmos estudos demonstram que aliada a musculação está uma dieta rica em proteínas na prevenção da Sarcopenia, sendo indicada o consumo de 1,2 a 1,5 g de proteínas por Kg de peso para os idosos manterem a sua massa muscular", finaliza.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados