Pesquisar no Blog

quarta-feira, 31 de maio de 2023

Público feminino almeja maior qualificação e vê oportunidades em intercâmbio

Segundo a pesquisa Selo Belta 2023, 57% dos intercambistas
 que realizaram a experiência internacional
em 2022 eram do público feminino.
O intercâmbio se torna um caminho para as mulheres conquistarem seu espaço no mercado de trabalho, aborda o presidente da Belta


O mercado de trabalho encontra-se em constante evolução e competitividade, a busca por maior qualificação profissional é uma prioridade cada vez mais relevante para quem quer ter um destaque na carreira. A demanda por qualificação tem se mostrado crescente entre as mulheres, segundo a pesquisa da empresa de tecnologia para recrutamentos InfoJobs, no qual 73,7% das mulheres sentem que precisam ser mais qualificadas do que os homens para ter uma oportunidade de cargo de liderança. 

Nesse contexto, o público feminino avista no intercâmbio uma oportunidade para desenvolvimento pessoal e profissional. Segundo a pesquisa Selo Belta 2023, realizada pela Associação Brasileira de Agências de Intercâmbio (Belta), 57% dos intercambistas que realizaram a experiência internacional em 2022 eram do público feminino.  

“Ao optar por estudar e/ou trabalhar em um país no exterior, as intercambistas têm a oportunidade de aprimorar suas habilidades linguísticas, ampliar seus conhecimentos e adquirir uma perspectiva multicultural enriquecedora. O intercâmbio oferece um ambiente propício para o desenvolvimento de competências como adaptabilidade, flexibilidade e comunicação intercultural, características muito valorizadas pelas empresas, além do aprimoramento de uma segunda ou terceira língua. As mulheres observam nessa experiência uma chance de ampliar seus horizontes, adquirir novas habilidades e se destacar no mercado de trabalho global”, aborda Alexandre Argenta, presidente da Belta.

Como forma de se destacar no mercado de trabalho, as mulheres se esforçam para aprimorar suas habilidades e conhecimentos. Para as que visam realizar a experiências em 2023 ou depois, os programas de ensino superior (cursos profissionalizantes, graduações e pós-graduações) são os mais cotados, com aderência de 33,6% dos estudantes, conforme os dados da pesquisa Selo Belta 2023, ficando atrás apenas dos cursos de idiomas com trabalho, com 29,9%.

O intercâmbio é um caminho para as mulheres conquistarem seu espaço no mercado de trabalho por meio da qualificação, alcançando o sucesso. Pensando nisso, Associação Brasileira de Agências de Intercâmbio, aborda 5 cuidados que as mulheres precisam ter ao realizar o intercâmbio:


1) Escolha um destino seguro: antes de decidir o país e a cidade para o intercâmbio, é essencial realizar uma pesquisa detalhada sobre a segurança do local. Verifique informações sobre índices de criminalidade, direitos das mulheres e considere as opiniões de outras que já estiveram lá. Opte por destinos reconhecidos por sua segurança e que ofereçam um ambiente acolhedor.


2) Conheça as leis e costumes locais: informe-se sobre as leis, costumes e tradições do país de destino, pois ajudará a evitar situações desconfortáveis ou desrespeitosas. Esteja ciente das normas culturais relacionadas à vestimenta, comportamento em locais públicos e interações sociais, assim será mais fácil se relacionar com os locais.


3) Mantenha contato com os familiares e amigos: mantenha as pessoas mais próximas informadas sobre seus planos e itinerários durante o intercâmbio. Forneça detalhes de contato atualizados e compartilhe informações sobre sua acomodação, escola ou local de trabalho; assim, caso ocorra algum problema, será mais fácil te auxiliar.


4) Confiar nos seus instintos: confie em sua intuição e evite situações que lhe causem desconforto ou insegurança. Se algo não parecer certo, busque ajuda ou afaste-se da situação. É importante ter consciência de seus limites e priorizar sua segurança pessoal.


5) Conectar-se com outros intercambistas e locais de apoio: conectar-se com outras pessoas torna a experiência mais enriquecedora e eles podem te oferecer apoio e orientação durante o intercâmbio. Participe de grupos de estudantes, atividades extracurriculares e eventos sociais para conhecer pessoas e estabelecer novos vínculos.

Argenta finaliza explicando que o mercado de intercâmbio brasileiro está consolidado e que o setor conta com ótimos profissionais certificados Selo Belta para garantir uma experiência única para os estudantes. Contar com o apoio de uma agência de intercâmbio confiável e buscar orientação de profissionais especialistas pode ser o diferencial para distinguir um intercâmbio bom do ruim.

Quer realizar intercâmbio e não sabe qual país escolher? Conheça as agências Selo Belta, aqui!


Belta – Associação Brasileiras de Agências de Intercâmbio
https://www.belta.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados