46,7% dos golpes foram direcionados ao setor de Bancos e Cartões; Serasa Experian fornece dicas para proteção de empresas e consumidores
O Indicador de Tentativas de Fraude da Serasa
Experian revelou que, em março deste ano, cibercriminosos
realizaram 272.792 investidas contra consumidores e empresas a fim de
fraudá-los ou roubar suas identidades. O
índice mostra que houve um quase golpe a cada 10 segundos no país. Na
comparação com o mês anterior, as tentativas cresceram 15,2%, mas quando
observadas na relação anual (mar/22 x mar/23), tiveram queda de 30%. Confira no
gráfico a seguir os dados completos:
O diretor de Produtos de Autenticação e Prevenção à Fraude da Serasa Experian, Caio Rocha, explica que a comparação com fevereiro tem um aumento natural, já que o mês de carnaval possui menos dias úteis e acaba reduzindo o tempo de atuação dos fraudadores. “Tendo em vista esse contexto, é interessante perceber a baixa de 30% na relação anual. Um dos fatores que pode ter ocasionado a queda é a desaceleração da busca por crédito, pois com menos transações acontecendo, as oportunidades diminuem”.
Ainda assim, o
segmento de “Bancos e Cartões” continua sendo o mais afetado, representando
46,7% do total de tentativas de fraude em março. “De modo geral, o avanço
tecnológico fez com que as transações em ambiente digital acontecessem em
grande quantidade e todos os dias nesse setor. Além disso, se a fraude for
efetivada, os golpistas têm a certeza de um rápido retorno financeiro, o que
torna a categoria uma das favoritas para a aplicação de golpes”, explica Caio
Rocha. Em segundo lugar estava o setor de Serviços, com 27,2% das tentativas de
fraude, seguido pelas empresas Financeiras (20,5%), de Varejo (4,2%) e
Telefonia (1,4%).
São Paulo é a Unidade Federativa que mais sofre com a atuação de fraudadores
Ainda em março deste ano, a análise
por Unidade Federativa (UF) mostrou que o estado de São Paulo foi o mais
impactado com as tentativas de fraude, marcando 84.155 possibilidades de
golpes. Em sequência estavam o Rio de Janeiro (27.562), Minas Gerais (24.807),
Paraná (19.657) e Rio Grande do Sul (14.738). Veja no gráfico as informações na
íntegra:
Evite fraudes: veja dicas dos especialistas da Serasa Experian para se proteger
Consumidores:
· Garanta que
seu documento, celular e cartões estejam seguros e com senhas fortes para
acesso aos aplicativos;
· Desconfie
de ofertas de produtos e serviços, como viagens, com preços muito abaixo do
mercado. Nesses momentos, é comum que os cibercriminosos usem nomes de lojas
conhecidas para tentar invadir o seu computador. Eles se valem de e-mails, SMS
e réplicas de sites para tentar pegar informações e dados de cartão de crédito,
senhas e informações pessoais do comprador;
· Atenção com
links e arquivos compartilhados em grupos de mensagens de redes sociais. Eles
podem ser maliciosos e direcionar para páginas não seguras, que contaminam os
dispositivos com vírus para funcionarem sem que o usuário perceba;
· Cadastre suas
chaves Pix apenas nos canais oficiais dos bancos, como aplicativo bancário,
Internet Banking ou agências;
· Não
forneça senhas ou códigos de acesso fora do site do banco ou do aplicativo;
· Não faça
transferências para amigos ou parentes sem confirmar por ligação ou
pessoalmente que realmente se trata da pessoa em questão, pois o contato da
pessoa pode ter sido clonado ou falsificado;
· Inclua
suas informações pessoais e dados de cartão se tiver certeza de que se trata de
um ambiente seguro;
· Monitore o seu
CPF com frequência para garantir que não foi vítima de qualquer fraude do Pix.
Empresas:
· Com a
aceleração da adoção de canais digitais na vida dos consumidores, as empresas
estão cada vez mais investindo em novos métodos de soluções antifraude e
tecnologias cada vez mais sofisticadas ao longo da jornada do cliente, para que
a segurança da operação não afete sua experiência integrada. A Serasa Experian,
por exemplo, tem soluções modulares inteligentes e um time de especialistas em
que possibilitam oferecer uma experiência segura e sem atrito ao cliente final.
Com combinação de dados, analytics e soluções automatizadas, as empresas podem
expandir os negócios com segurança.
· Conte com
plataformas de pagamento online. A empresa que deseja atuar de forma online,
prestando serviços ou vendendo produtos, precisa ter a máxima atenção com os
pagamentos. É preciso adotar uma sistemática que alie rapidez no processamento
das transações à segurança;
· Faça a análise
de compras mais caras. Outra prática que pode reduzir bastante o risco de
fraude online é a análise das compras. Sempre que a empresa se deparar com um
pedido de alto valor, por exemplo, é necessário dedicar uma atenção especial,
verificando de forma mais detalhada o cliente e os dados informados. Uma forma
de garantir a segurança desse tipo de transação é realizando um contato prévio
por e-mail ou telefone para confirmar dados ou a própria compra. Embora esse
tipo de avaliação possa tornar o processo de venda mais longo, ele é essencial
para resguardar o seu negócio contra fraudes;
· Verifique
cadastros. Contar com uma base de dados do cliente é essencial para reforçar a
segurança de operações online. Nesse quesito, ter acesso a um cadastro
atualizado dos consumidores, no qual é possível checar a veracidade das
informações fornecidas no momento de uma compra, por exemplo, é outra
estratégia para reduzir os riscos na hora de vender. A confirmação cadastral
pode facilmente identificar tentativas de fraudes, sinalizando situações
suspeitas, como divergências de dados do cliente com as que constam de outras
bases de dados confiáveis;
· Consulte
o perfil do seu cliente. Conhecer o cliente é, sem dúvida, uma das maneiras
mais eficientes de se evitar fraudes online. Quando a empresa é capaz de
avaliar o histórico do consumidor no mercado, status do seu CPF ou CNPJ, os
seus hábitos e a existência de pendências em seu nome, por exemplo. Fica muito
mais fácil e seguro avaliar os riscos de uma operação.
Metodologia
O Indicador Serasa Experian de
Tentativas de Fraude – Consumidor é resultado do cruzamento de dois conjuntos
de informações das bases de dados da Serasa Experian: 1) total de consultas de
CPFs efetuado mensalmente na Serasa Experian; 2) estimativa do risco de fraude,
obtida através da aplicação dos modelos probabilísticos de detecção de fraudes
desenvolvidos pela Serasa Experian, baseados em dados brasileiros e tecnologia
Experian global já consolidada em outros países. O Indicador Serasa Experian de
Tentativas de Fraudes – Consumidor é constituído pela multiplicação da
quantidade de CPFs consultados (item 1) pela probabilidade de fraude (item 2).
www.serasaexperian.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário