Pesquisar no Blog

terça-feira, 30 de maio de 2023

Portadores de doenças reumáticas entram em alerta com o inverno

Reumatologista revela quais sintomas que se agravam no frio e como se precaver


O termo “reumatismo” é usado para se referir as mais de 200 doenças que afetam articulações, ligamentos, esqueleto e músculos. Algumas delas são: artrite reumatoide e artrose.

Com a chegada de dias mais frios pessoas com reumatismo tendem a se preocupar, pois as dores corporais aumentam. Mas, segundo especialistas, não significa que a doença está piorando. “Este fato ocorre devido as pessoas se encolherem, deixando os vasos mais estreitos, tendões e músculos contraídos, dificultando a sua movimentação” diz a médica reumatologista Cláudia G. Schainberg.

As áreas mais afetadas no corpo são as mãos e pés que já tem uma temperatura baixa por si só. “Um dos meios para diminuir a dor é se agasalhando, evitando vento, tomando banhos mornos ou até mesmo quentes e realizando exercícios físicos” afirma a especialista.

Alguns casos são mais comuns nessa época do ano como: artrose, lombalgia, tendinites, bursites, artrite idiopática juvenil, osteoporose entre outras doenças. A doutora alerta que em casos de dores nas costas, febres constantes e anormalidade ou piora do estado físico o ideal é visitar o reumatologista, que irá avaliar e indicar os procedimentos corretos que devem ser seguidos.

 

Dra. Cláudia G. Schainberg - graduada em Medicina pela Universidade Federal da Bahia e possui mestrado e doutorado pela Faculdade de Medicina da USP. Fez também especialização em Reumatologia no Canadá e Estados Unidos. Dra. Cláudia ainda declara a importância sobre assuntos sociais relacionados à saúde, bem-estar, qualidade de vida, autocuidado e humanismo. Atualmente exerce atividades de ensino, assistência e pesquisa no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, onde chefia o Laboratório de Imunologia Celular do LIM-17 e o Ambulatório de Artrites da Infância. Também faz parte do corpo clínico dos hospitais Israelita Albert Einstein, Sírio Libanês e Alemão Oswaldo Cruz. Já no Hospital das Clínicas, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, atua nos Ambulatórios de Osteoartrite, Gota e Espondiloartrites.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados