Pesquisar no Blog

quarta-feira, 31 de maio de 2023

No dia mundial sem tabaco, pneumologista lembra sobre os benefícios de parar de fumar

Para conscientizar a sociedade sobre os males causados pelo tabagismo e sobre a exposição ao fumo passivo, a Organização Mundial da Saúde (OMS) criou em 1987, o Dia Mundial Sem Tabaco, celebrado em 31 de maio. De acordo com o pneumologista Valter Eduardo Kusnir, do Hospital Santa Casa de Mauá, o tabagismo é uma doença crônica causada pela dependência da nicotina e está associado ao câncer de pulmão, o qual leva a óbito milhões de pessoas no mundo. 

Os benefícios de parar de fumar são muitos: previne o câncer de pulmão, as doenças cardiovasculares, o Acidente Vascular Cerebral (AVC), a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), a pneumonia, a úlcera do aparelho digestivo, a osteoporose, a catarata, a impotência sexual no homem, a infertilidade na mulher e a menopausa precoce, complicações na gravidez, envelhecimento da pele, redução do paladar e o olfato. 

A fumaça do tabaco contém milhares de substâncias tóxicas cancerígenas e, ao parar com o tabagismo, a pessoa ganha mais qualidade de vida e bem-estar, a estabilização da frequência cardíaca, a redução da pressão arterial e do nível de monóxido de carbono no sangue, a melhora da circulação sanguínea e da função pulmonar, além da diminuição da tosse e aumento do fôlego. 

O tabaco prejudica o fumante e as pessoas próximas, pois o passivo pode sofrer com doenças imediatas ou a longo prazo, já que as chances de doença cardíaca aumentam em 25%. Há ainda a redução da capacidade funcional respiratória, infecções respiratórias em crianças e nas grávidas prejudica o crescimento do feto e aumenta o risco de complicações, parto prematuro e baixo peso ao nascer.  

Segundo o especialista, o tabagismo aumenta o risco de complicações de diversas enfermidades. “O tabaco causa inflamações e compromete a defesa do organismo aumentando o risco de infecções por vírus, bactérias e fungos”, explica o pneumologista Valter Eduardo Kusnir. 



Hospital Santa Casa de Mauá
Avenida Dom José Gaspar, 1374 - Vila Assis - Mauá - fone (11) 2198-8300
https://santacasamaua.org.br/


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados