Pesquisar no Blog

terça-feira, 30 de maio de 2023

Dia Mundial da Esclerose Múltipla: compreendendo a doença e os avanços no tratamento

 

A Esclerose Múltipla (EM) é uma condição crônica que afeta o sistema nervoso central, causando uma variedade de sintomas e desafios para os pacientes. Embora não haja cura para a EM, muitos pacientes conseguem gerenciar seus sintomas e levar uma vida plena e gratificante. O dia 30 de maio desempenha um papel importante no enfrentamento da doença, ao destacar a conscientização e o apoio aos pacientes, promovendo compreensão e solidariedade em relação à enfermidade.

A EM é caracterizada por inflamação, desmielinização e alterações degenerativas, que podem levar à perda funcional permanente. Essa condição afeta mais de 2 milhões de pessoas globalmente , principalmente jovens entre a segunda e a terceira década de vida, sendo uma das principais causas de incapacidade neurológica nesse grupo. No Brasil, estima-se que a EM afete entre 15 e 27 pessoas a cada 100.000 habitantes, com uma prevalência crescente nas últimas décadas.

O tratamento da EM envolve uma abordagem terapêutica, para tratar os surtos e proporcionar cuidados de longo prazo. O Dr. Matheus Ferreira Gomes, neurologista do Mater Dei Santa Genoveva, explica que existem várias opções disponíveis, como medicações injetáveis e por via oral. O tratamento é individualizado, baseado no tipo e na evolução da doença, seguindo os protocolos clínicos e diretrizes terapêuticas.

Os profissionais de saúde exercem um papel fundamental em auxiliar os pacientes com EM. Eles oferecem suporte emocional, informações sobre a doença e orientações para o gerenciamento dos sintomas. A equipe multidisciplinar, composta por fisioterapeutas, fonoaudiólogos e psicoterapeutas, pode ser essencial para ajudar os pacientes a manter sua qualidade de vida.

Para obter apoio e recursos adicionais, pacientes e familiares podem contar com organizações como o Comitê Brasileiro de Tratamento e Pesquisa em Esclerose Múltipla (BCTRIMS) . Essa associação sem fins lucrativos oferece informações atualizadas sobre a doença, auxílio no diagnóstico, debates e capacitação de neurologistas brasileiros. “O BCTRIMS é referência em pesquisas neuroimunológicas, incluindo a Esclerose Múltipla e a neuromielite óptica”, diz Matheus.

Os avanços na pesquisa da EM têm proporcionado tratamentos cada vez mais eficazes e seguros. Dr. Matheus destaca que os tratamentos atuais visam controlar a progressão da doença, garantindo uma boa qualidade de vida para os pacientes. "A relação médico-paciente é fundamental para o sucesso do tratamento, juntamente com uma equipe multidisciplinar, que ofereça suporte individualizado", recomenda o médico.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados