Pesquisar no Blog

quarta-feira, 31 de maio de 2023

ISO de inovação atende 14 dos 17 ODS's da ONU


Não há como negar os benefícios que a inovação traz para o crescimento e destaque das empresas, principalmente, quando pautada por práticas sustentáveis presentes na Agenda ESG. Entretanto, inovar de forma desordenada e sem medir as consequências das ações adotadas, é um verdadeiro desperdício. Para evitar este problema, a ISO 56.002, de gestão da inovação, vem ganhando cada vez mais destaque no mercado global, como uma metodologia que, além de conduzir as empresas nessa jornada em consonância com práticas ambientais, sociais e de governança, atende 14 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

Essa normativa oferece um verdadeiro guia de boas práticas que ajuda as empresas na definição do direcionamento estratégico e acompanhamento contínuo de métricas para transformar ideias em resultados que tragam valor ao negócio. Com uma metodologia flexível e adaptável, foi testada e aprovada por mais de 600 empresas em todo o mundo, de todos os portes e segmentos, auxiliando no desenvolvimento de um modelo de governança inteiramente customizado e voltado à inovação.

A certificação tem sido tão aclamada que a própria ISO, uma organização sem fins lucrativos, sediada em Genebra, na Suíça, apontou que a ISO 56.002 atende a 14 ODSs, sendo eles: erradicação da pobreza; fome zero e agricultura sustentável; saúde e bem-estar; educação de qualidade; água limpa e saneamento; energia limpa e acessível; trabalho decente e crescimento econômico; inovação infraestrutura; cidades e comunidades sustentáveis; consumo e produção responsáveis; ação contra a mudança global do clima; vida na água; vida terrestre; e paz, justiça e instituições eficazes. Ou seja, a inovação é a verdadeira chave para construirmos um mundo mais sustentável.

Tendo em vista que o mercado está cada vez mais consciente sobre a importância das práticas ESG, a incorporação de uma estratégia inovadora sustentável desponta como um grande diferencial para este fim. Afinal, nada melhor do que contar com um modelo internacional, que foi elaborado considerando os mais elevados padrões mundiais de inovação.

O mercado reconhece o esforço. Uma pesquisa feita pela McKinsey mostra que 97% dos consumidores esperam que as marcas auxiliem na resolução dos problemas sociais. Sendo assim, inovar com base nesses pilares se torna o único caminho viável para empresas que desejam prosperar no longo prazo.

Tanto é que, de acordo com um estudo divulgado pela Anbima, o número de fundos de ações que se enquadram nesta temática dentro da governança corporativa aumentou 74% entre 2008 e 2022, o que mostra o entendimento dos investidores sobre como a escolha de ações mais sustentáveis pode contribuir para um maior cuidado com as questões ESG.

Seja por meio de processos, produtos, métodos ou serviços, a ISO de inovação é uma das ações mais eficazes para ajudar as empresas a se destacarem no mercado através de planos pautados no ESG. E, ao contrário do que possa parecer, sua implementação é simples, demandando apenas um bom planejamento e acompanhamento organizado e contínuo para que os objetivos sejam alcançados com êxito. Afinal, a inovação é o principal caminho para um mundo melhor. 



Alexandre Pierro - mestrando em gestão e engenharia da inovação, bacharel em engenharia mecânica, física nuclear e sócio-fundador da PALAS, consultoria pioneira na ISO de inovação na América Latina.


ISO de inovação
www.isodeinovacao.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados