Pesquisar no Blog

terça-feira, 30 de maio de 2023

A verdadeira causa da sensibilidade dentária: o que você precisa saber

A sensibilidade dentária é um problema comum que afeta muitas pessoas. Muitos acreditam que a sensibilidade é causada por alimentos gelados ou quentes, mas isso não é totalmente verdade. Na verdade, a sensibilidade é um sintoma de um problema subjacente que já está presente nos dentes. Tem muitas causas, uma das principais é a retração gengival.

A cirurgiã-dentista, especialista em periodontia e saúde bucal, Dra. Bruna Conde, explica que a retração gengival ocorre quando a gengiva recua, expondo a raiz do dente. Isso pode ser causado por uma escovação muito agressiva, uso de escovas de dentes duras ou movimentos de escovação inadequados. A exposição da raiz do dente deixa os dentes mais sensíveis a mudanças de temperatura e pode causar dor ou desconforto ao comer ou beber alimentos quentes ou frios.

Para prevenir a sensibilidade dentária, é importante escovar os dentes com uma escova macia e realizar movimentos suaves e circulares. Além disso, é recomendável usar um creme dental específico para dentes sensíveis, que ajuda a bloquear os tubos dentinários expostos e reduzir a dor.

Além da escovação inadequada, a retração gengival pode ser causada por uma série de fatores, como:

1. Periodontite: “A doença periodontal afeta as gengivas e os ossos que suportam os dentes. A inflamação da gengiva pode levar à retração gengival e, em casos mais graves, à perda de dentes.” destaca Bruna Conde.


2. Bruxismo: O hábito de apertar ou/e ranger os dentes pode levar à retração gengival devido à pressão excessiva exercida sobre os dentes e gengivas.


3. Trauma: Traumas na boca, como quedas ou impactos, podem causar retração gengival.


4. Genética: Alguns indivíduos podem ter maior predisposição genética à retração gengival.


5. Envelhecimento: Com o passar do tempo e mal hábitos, a gengiva pode naturalmente se retrair, expondo a raiz do dente.


6. Má oclusão: Problemas de mordida ou posição dos dentes podem levar à retração gengival.


7. Uso de tabaco: O tabagismo pode causar uma série de problemas de saúde bucal, incluindo a retração gengival.

Entretanto, é importante visitar regularmente o dentista para verificar a saúde dos dentes e da gengiva. O dentista pode realizar uma limpeza profunda e aplicar flúor para fortalecer os dentes e prevenir a sensibilidade. Em casos mais graves de retração gengival, pode ser necessário realizar um procedimento cirúrgico para cobrir a raiz do dente exposta e protegê-la da sensibilidade. Porém a causa da retração deve ser resolvida, se não a retração pode voltar a ocorrer.

É importante lembrar que a sensibilidade dentária não é uma condição que deve ser ignorada. Se você sentir dor ao mastigar, abrir a boca, escovar os dentes ou ingerir alimentos quentes ou frios, é importante procurar o dentista para avaliar a causa da sensibilidade e encontrar a melhor solução para o seu caso.

É importante identificar a causa subjacente da retração gengival para prevenir e tratar o problema adequadamente. O dentista pode realizar uma avaliação cuidadosa da saúde bucal e identificar a causa da retração gengival. “Dependendo da causa, o tratamento pode envolver desde uma mudança nos hábitos de higiene bucal e no estilo de vida, até procedimentos cirúrgicos para cobrir a raiz do dente exposta e protegê-la da sensibilidade. É fundamental lembrar que a retração gengival não deve ser ignorada, pois pode levar a problemas mais graves, incluindo a perda de dentes. Manter uma boa higiene bucal e visitar regularmente o dentista são as melhores maneiras de prevenir e tratar a retração gengival e garantir a saúde bucal e o bem-estar geral.” finaliza a Dra. Bruna Conde.

 

Dra. Bruna Conde - Cirurgiã-Dentista
CRO SP 102038


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados