Pesquisar no Blog

segunda-feira, 29 de maio de 2023

29 de maio, Dia Mundial da Saúde Digestiva

Saiba como evitar as principais doenças, inclusive o câncer colorretal

 

Instituído pela Organização Mundial de Gastroenterologia, o Dia Mundial da Saúde Digestiva tem como objetivo mobilizar e orientar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce de doenças do aparelho digestivo. Segundo a Organização, 20% da população global sofre algum tipo de problema intestinal e 90% das pessoas não procuram orientação médica, recorrem à automedicação ou não fazem nada para resolver o problema.

O trato digestório e os órgãos anexos constituem o sistema digestório. O trato digestório se estende da cavidade bucal ao ânus, sendo também chamado de canal alimentar ou trato gastrintestinal. As estruturas incluem: boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso, reto e ânus. Os órgãos digestórios acessórios são os dentes, a língua, as glândulas salivares, o fígado, a vesícula biliar e o pâncreas. Sendo os dentes auxiliares no rompimento físico do alimento e a língua na mastigação e na deglutição. Os demais, tem como algumas das funções a produção e/ou armazenamento de secreções que passam pelo tubo digestivo e auxiliam na decomposição química do alimento.

Os sintomas mais comuns de doenças no aparelho digestivo são: náuseas, inchaço, azia, retorno do alimento e ou ácido gástrico, diarreia e/ou constipação e dor abdominal. Mas, outros sintomas como tosse seca, dor no peito, sinusite, asma, dor de cabeça, déficit de atenção e lesões na pele, que aparentemente podem indicar outro tipo de doença, também são sinais de problemas digestivos. Em casos mais comuns, os sintomas se devem à inflamação do estômago, conhecida como gastrite. Entretanto, podem ser sinais de distúrbios mais graves como úlceras e até mesmo câncer.

E quais fatores podem estar ligados aos riscos de desenvolvimento de doenças do trato digestivo? Excesso de peso, maus hábitos alimentares, consumo exagerado de bebidas alcóolicas, sedentarismo, tabagismo, estresse e histórico familiar. Manter hábitos saudáveis é importante para a prevenção de doenças, por isso, é indicado: beber, no mínimo, 2 litros de água por dia, aumentar o consumo de vegetais, frutas, grãos e sementes, evitar alimentos gordurosos e excesso de carboidratos, dando preferência aos carboidratos integrais, mastigar bem os alimentos, não ingerir líquidos durante as refeições, tomar cuidado com excesso de café, refrigerantes e bebidas alcoólicas, praticar atividades físicas regularmente e incorporar probióticos na sua dieta.

O diagnóstico precoce é a melhor forma para curar e evitar complicações de qualquer doença. Ao sentir qualquer sintoma, o recomendado é procurar um médico imediatamente e evitar a automedicação. No caso do câncer colorretal, um dos mais comuns em todo o mundo, é importante ressaltar que a neoplasia é tratável e, na maioria dos casos, curável ao ser detectada precocemente, principalmente, quando ainda não se espalhou para outros órgãos. Quanto mais cedo o diagnóstico, maiores as chances de cura da doença. Terceiro tipo mais comum no Brasil, o câncer de intestino pode ser detectado precocemente por meio do exame de colonoscopia – recomendável para todas as pessoas acima dos 50 anos. Esta é uma estratégia fundamental para encontrar um tumor numa fase inicial e, assim, aumentar a chance de tratamento. 

A doença se manifesta com a presença de tumores alocados na região do intestino grosso chamada cólon, no reto e no ânus, desenvolvendo-se gradativamente por uma alteração nas células que começam a crescer de forma desordenada, inicialmente sem apresentar qualquer sintoma. Grande parte desses tumores se inicia a partir de pólipos, lesões benignas que podem crescer na parede interna do intestino grosso. 

Uma das ferramentas revolucionárias da medicina de precisão, auxiliares na identificação dos tratamentos com maiores condições de sucesso, são os “Organoides Derivados de Pacientes”. A partir de amostras de biópsias de pacientes, este novo sistema de cultura 3D possibilita a formação de estruturas celulares que preservam a configuração espacial e as características originais. Dessa forma, a atividade de diferentes drogas anticancerígenas contra o tumor em cada caso específico podem ser testadas diretamente.

A novidade do teste Onco-PDO da Invitrocue, é que pela primeira vez no Brasil é oferecido uma plataforma padronizada usando organoides derivados do paciente (PDOs) para testar fenotipicamente o efeito que diferentes drogas podem ter nas células tumorais de cada paciente. O teste visa auxiliar o médico na orientação da quimioterapia mais adequada para aquele paciente específico, em vez de seguir protocolos baseados em estudos da população geral. Com isso, o teste se torna um grande aliado para o oncologista traçar o plano de cuidados de cada paciente, representando um avanço tecnológico de grande relevância na medicina personalizada.

O Teste Onco-PDO permite experimentar os diferentes tratamentos em laboratório sem que o paciente sofra os efeitos secundários gerados por este tipo de medicamentos, que geralmente são muito agressivos. Alguns tumores mostram-se resistentes a certas drogas e saber previamente as respostas das células tumorais do paciente para os diferentes tratamentos em laboratório contribui para a tomada de decisão dos médicos oncologistas. 

Disponível no Brasil para câncer de mama, pulmão, colorretal, pancreático, gástrico, próstata e ovário, o Teste Onco-PDO permite que o médico escolha até 60 drogas para testagem e o resultado demonstrará como as células responderam em laboratório, representando uma ferramenta de alto valor para a continuidade do tratamento. O relatório, gerado em até 21 dias, fornece informações de como os organoides derivados do paciente responderam aos diferentes tratamentos testados. 

O Teste Onco-PDO está disponível para coletas em todo o Brasil. Para mais informações, consulte a Invitrocue Brasil. Para que a nova ferramenta possa ser utilizada, converse com o seu médico para uma avaliação precisa e análise das opções de tratamento!

 


Invitrocue Brasil
www.invitrocuebrasil.com.br / invitrocue@invitrocue.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados