quarta-feira, 30 de outubro de 2019

Os 3 pilares para fazer seu 2020 dar certo


Um texto para analisar como foi o cumprimento do seu plano estratégico em 2019 e corrigir os erros para 2020


2 meses para 2020 e já dá para visualizar os empreendedores correndo atrás da produção do planejamento de marketing para o ano que vem. No entanto, o especialista em marketing digital, tráfego e audiência pela internet, Samuel Pereira, quer convidar todo os empresários para pensar criticamente nos anos anteriores de seus negócios. "O planejamento feito foi bem executado e trouxe os frutos esperados? Se o planejamento foi bem executado, quão difícil foi para a empresa conseguir seguir à risca todo processo estratégico? E, por último: quantas alterações (ou quantos 'planos B' improvisados) nesse planejamento precisaram ser feitas durante o ano todo?"

É muito provável que nem tudo tenha saído como esperado para  maioria das empresas neste ano tão... agitado; uma vez que não é possível ter pleno controle sobre, absolutamente, os 365 dias do ano. Contudo, evitar alguns tropeços e desviar de obstáculos com antecedência não só é possível como essencial para quem não quer deixar a peteca cair em 2020.

Para isso, o expert separou os três pilares que norteiam o planejamento anual da própria empresa e vai explicar como aplicá-los no seu negócio. Para melhor visualização, ele sugere esquematizar esses pilares em uma tabela simples de três colunas. Com a palavra, Samuel Pereira:


"O primeiro pilar: minhas metas. Além das metas que ultrapassam um ano para serem alcançadas, é preciso definir os objetivos de curto e médio prazo. Só assim o seu negócio terá uma direção para caminhar durante 2020. Para definir essas metas, o primeiro passo é definir o que realmente é importante para sua empresa. Um exemplo é ter como meta algum projeto só porque 'está na moda'. Estude e conheça o que você está pensando em aplicar. Só assim terá uma análise mais realista para julgar se é importante ou não. Outra dica é trabalhar com metas grandes. Mas cuidado: planeje apenas três delas para o ano todo, no máximo. Além das ações rotineiras, invista no trabalho mais árduo dos grandes objetivos, sempre encaixando as estratégias menores (planos de ação) como 'degraus' para a grande meta.


O segundo pilar: meus recursos. Metas definidas, é importante entender do que você precisa para ter essas metas cumpridas. Tanto o que é palpável como os recursos abstratos. Se eu preciso faturar 1 milhão de reais, detalho quais são as ferramentas e recursos que eu vou utilizar para trazer os clientes necessários para gerar essas vendas, quais as fontes de novos clientes, fontes de tráfego nas redes sociais. Muitas pessoas focam apenas nas metas, que é a parte mais gostosa de se pensar, porém esquecem de pensar em quais recursos ela vai utilizar para alcançar essas metas. Recursos são ferramentas que vão te levar às conquistas.


O terceiro pilar: as pessoas que vão me ajudar a chegar lá. Sabe aquela frase: 'sozinho vou mais rápido, mas juntos vamos mais longe'? Tenha-a sempre em mente. Você quer chegar mais rápido onde outros empreendedores como você já chegaram ou você quer conquistar um terreno que ainda não foi alcançado? Todas as pessoas envolvidas em qualquer plano de ação da sua empresa precisam estar constantes no planejamento.

Uma vez alinhados os três pilares, você é capaz de construir um bom planejamento, e não uma decepção.

Finalmente, uma última reflexão: tente recordar o cenário da internet em janeiro de 2019 e compare-o com o nosso cenário recorrente. Encontre as semelhanças e as diferenças. Além de relativamente novo, o mundo do marketing digital é efêmero e nada engessado. Por isso, não há motivos para o seu planejamento ser desse jeito também. Esteja aberto a mudanças, mas esteja sempre no controle."


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