Seja
para administrar um governo, uma empresa ou mesmo uma equipe, um líder exerce
um poder enorme sobre as pessoas, e suas decisões influenciam diretamente o
andamento dos negócios. Para ser um administrador de sucesso, é preciso criar
uma estrutura forte, dentro da qual os funcionários possam se desenvolver,
crescer e alcançar resultados.
E,
para seguir no caminho certo, por que não revisitar a história e aprender com
as lições dos grandes mestres? Responsável por transformar a China em um dos
maiores e mais poderosos países do mundo no século 7, o imperador Tang Taizong
se tornou uma referência de administração, liderança e recursos humanos na
Ásia, sendo estudado até hoje por governantes e empresários. Entre os segredos
de sua longa e próspera dinastia, estão as habilidades de avaliar pessoas,
reconhecer talentos e trabalhar em equipe.
As
conversas milenares entre o imperador e seus ministros foram registradas e,
pela primeira vez, esses ensinamentos são disponibilizados para o público
ocidental. Confira, abaixo, alguns dos principais segredos da administração de
Taizong:
-
Eficiência e eficácia. De acordo com o imperador, eficiência
é a capacidade de fazer as coisas da melhor maneira, enquanto a eficácia
significa fazer as coisas certas. Você pode aumentar a eficiência tendo uma
equipe com menos pessoas, porém mais talentosas, em vez de ter muita gente
medíocre. Já para ter eficácia, você deve encorajar as pessoas a externarem
suas opiniões, a fim de tomar decisões corretas;
-
Delegar tarefas. Você deve delegar responsabilidades a
subordinados capazes de lidar com elas. Isso não apenas reduzirá sua carga de
trabalho, como evitará erros custosos. Se um governante ou líder tiver de lidar
sozinho com todos os desafios, certamente cometerá erros;
-
Honestidade. Você deve desencorajar a obediência cega e
comportamentos que preservem o prestígio à custa da honestidade. O imperador
destacava que um soberano precisa ser tolerante, modesto e humilde, exercer sua
autoridade com prudência, não tentar esconder os próprios erros e saber ouvir
quando necessário;
-
Reconhecer talentos. Você deve se empenhas mais em encontrar as
qualidades dos outros e elogiá-las do que em encontrar suas falhas e
criticá-las. Um líder deve saber identificar os pontos fortes e fracos de cada
funcionário e, acima de tudo, fazer o melhor uso deles para que o potencial
máximo seja alcançado.
-
Confiança mútua. Você deve fazer com que as pessoas sintam
que têm a sua confiança. Assim, elas trabalharão melhor para você. Para
Taizong, era muito importante prestar atenção e conversar com os trabalhadores
mais simples, já que o modo como trabalham tem impacto direto sobre o futuro do
governo, empresa ou organização.
Chinghua Tang - fez graduação na London
School of Economics e foi o primeiro chinês a conseguir um MBA em Harvard. É
autor do livro “O guia do líder”, lançado em 2017 pelo selo Planeta Estratégia,
da Editora Planeta.
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