Confira os tópicos
apresentados durante encontro para empresários donos de perfumaria
A Beauty Fair, maior
provedora de conteúdo do setor da beleza, promoveu nesta quarta-feira (22/2),
no Expo Center Norte, um encontro para apresentar alguns insights e tendências
para o setor do varejo, especialmente com foco no canal perfumaria. A
iniciativa é um complemento da viagem organizada pela Beauty Fair no início do
ano à National Retail Federation – Retail’s Big Show 2017 (NRF), nos Estados
Unidos, com objetivo de promover o desenvolvimento do canal com informação
especializada e networking aos empresários do setor e donos de perfumarias.
De acordo com Cesar Tsukuda,
diretor-geral da Beauty Fair, tratam-se de pontos representativos a este setor
que auxiliarão no desenvolvimento do canal. “Temos que estar preparados e cabe
a nós absorver conteúdos para construir o setor de uma forma diferente e
positiva. Por isso a Beauty Fair realiza ações para promover o desenvolvimento
do canal com programação exclusiva para o varejista de perfumaria, garantindo
não somente o acesso às tendências e novidades, mas o completo entendimento do
que está sendo abordado, já que contamos com a curadoria de profissionais
respeitados no mercado e que acompanham o grupo”.
Confira os highlights de cada um dos
temas abordados, apresentados por Alberto Serrentino (fundador da Varese
Retail) e Eduardo Terra (Sócio-diretor da BTR Educação e Consultoria):
O NOVO
MAPA DO VAREJO –
e-commerce é para valer: representa 3,3% do varejo brasileiro e tende a crescer
ainda mais e as empresas devem se estruturar para isso. A globalização traz
como desafio operar com organização a partir da chegada de grandes marcas no
Brasil: em 2013, 15 das TOP 250 atuavam no Brasil, em 2017, 32 das TOP
250 estão no País.
TECNOLOGIAS
EMERGENTES – Tecnologias
cada vez mais práticas e acessíveis com intuito de interagir com o cliente e
também controlar de sistemas e operações da empresa. Entre as tendências:
Realidade Virtual, Realidade Aumentada, Robôs, Sensores, Câmeras e Wifi.
DATA IS
THE NEW OIL – Computação
Cognitiva: muito mais do que coleta de dados, é fundamental analisá-los e
transformá-los em informação para que se tornem propostas de decisões e estas
sejam tomadas para trazer resultados eficazes.
FUTURO DA
LOJA – Pessoas não vão
às lojas porque precisam comprar, mas sim porque querem. Ofertando produtos com
hospitalidade, cria-se a descomoditização. Diminuindo o atrito e proporcionando
a experiência, a loja torna-se relevante, com o ato de pensar simples, com a
cabeça do consumidor.
TRANSFORMAÇÃO
DIGITAL – Clientes se
relacionam ou compram de marcas e não de canais. Transformação digital começa
pelos fundamentos e acontece pelo desenvolvimento de cultura digital. O futuro
dos negócios de varejo passa por revisão de modelo de negócio, atentando a quem
é o cliente, como se gera valor à ele, qual o negócio e fontes para gerar
resultados.
CULTURA E
ENGAJAMENTO – Foco em
propósito: princípios, valores e causas para engajar colaboradores e clientes.
Outros
conceitos
Durante o evento, Daniel Pozza,
consultor nas áreas de qualidade e gestão de risco, explanou sobre os
artifícios que farão a diferença no varejo. “A adoção da tecnologia
interfere no desempenho das empresas, principalmente quando se fala no desafio
da inovação para atrair e reter os consumidores”, enfatizou. Além disso,
apresentou as tendências de mercado lançadas no NRF Big Show, como prateleiras
inteligentes, gestão de conteúdo inteligente, customização, entre outras
inovações que podemos aplicar – internet das coisas, robô, algoritmos
matemáticos para melhorar processos, mapas de calor, self checkout, etc.
Já Edmour Saiani, fundador da Ponto
de Referência, abordou o tema Gente Construindo Resultado, enfatizando
que o propósito bem definido é fundamental. “Este é o principal foco da empresa
para com os colaboradores, que estão no atendimento direto com clientes. Esta
relação B2WE “bom para nós” tem que estar bem alinhada, pois são estes
profissionais que contribuem para a entrega de experiência aos consumidores”,
pontua.
Sobre a
Beauty Fair
A marca
Beauty Fair está ainda mais abrangente. Além da feira internacional de beleza
profissional, presente há 12 anos no mercado, a empresa passa agora a oferecer
conteúdo em diferentes plataformas de comunicação com o objetivo de reforçar
seu posicionamento junto ao público profissional da beleza. Um dos destaques é
a revista VIVABELEZA que está no mercado há quase sete anos, tornando-se um
produto da marca que tem como principal missão contribuir para a qualificação
dos profissionais de beleza. A Beauty Fair também promove alguns eventos
ao longo do ano com o foco no desenvolvimento do setor, além de ser responsável
por liderar um time de varejistas do setor de perfumarias em visita à maior
feira de varejo do mundo, a NRF, que acontece em Nova Iorque anualmente. Entre
os eventos estão o Fórum Pós-NRF, exclusivo para proprietários e lojistas de
perfumaria; o Fórum de Líderes, exclusivo para gestores e proprietários de
salões de beleza; e o Fórum de Negócios do Varejo de Beleza, indicado para os
empresários e gestores do setor de perfumarias.
A Beauty
Fair 2017 acontece de 9 a 12 de setembro, no Expo Center Norte, em São Paulo.
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