segunda-feira, 6 de março de 2017

BEAUTY FAIR APRESENTA 6 INSIGHTS DE TENDÊNCIA PARA O VAREJO/ PERFUMARIA



 Confira os tópicos apresentados durante encontro para empresários donos de perfumaria


  
 

 A Beauty Fair, maior provedora de conteúdo do setor da beleza, promoveu nesta quarta-feira (22/2), no Expo Center Norte, um encontro para apresentar alguns insights e tendências para o setor do varejo, especialmente com foco no canal perfumaria. A iniciativa é um complemento da viagem organizada pela Beauty Fair no início do ano à National Retail Federation – Retail’s Big Show 2017 (NRF), nos Estados Unidos, com objetivo de promover o desenvolvimento do canal com informação especializada e networking aos empresários do setor e donos de perfumarias.

De acordo com Cesar Tsukuda, diretor-geral da Beauty Fair, tratam-se de pontos representativos a este setor que auxiliarão no desenvolvimento do canal. “Temos que estar preparados e cabe a nós absorver conteúdos para construir o setor de uma forma diferente e positiva. Por isso a Beauty Fair realiza ações para promover o desenvolvimento do canal com programação exclusiva para o varejista de perfumaria, garantindo não somente o acesso às tendências e novidades, mas o completo entendimento do que está sendo abordado, já que contamos com a curadoria de profissionais respeitados no mercado e que acompanham o grupo”. 
 
Confira os highlights de cada um dos temas abordados, apresentados por Alberto Serrentino (fundador da Varese Retail) e Eduardo Terra (Sócio-diretor da BTR Educação e Consultoria):


O NOVO MAPA DO VAREJO – e-commerce é para valer: representa 3,3% do varejo brasileiro e tende a crescer ainda mais e as empresas devem se estruturar para isso. A globalização traz como desafio operar com organização a partir da chegada de grandes marcas no Brasil: em 2013, 15 das TOP 250 atuavam no Brasil, em 2017,  32 das TOP 250 estão no País.


TECNOLOGIAS EMERGENTES – Tecnologias cada vez mais práticas e acessíveis com intuito de interagir com o cliente e também controlar de sistemas e operações da empresa. Entre as tendências: Realidade Virtual, Realidade Aumentada, Robôs, Sensores, Câmeras e Wifi.


DATA IS THE NEW OIL – Computação Cognitiva: muito mais do que coleta de dados, é fundamental analisá-los e transformá-los em informação para que se tornem propostas de decisões e estas sejam tomadas para trazer resultados eficazes.


FUTURO DA LOJA – Pessoas não vão às lojas porque precisam comprar, mas sim porque querem. Ofertando produtos com hospitalidade, cria-se a descomoditização. Diminuindo o atrito e proporcionando a experiência, a loja torna-se relevante, com o ato de pensar simples, com a cabeça do consumidor.


TRANSFORMAÇÃO DIGITAL – Clientes se relacionam ou compram de marcas e não de canais. Transformação digital começa pelos fundamentos e acontece pelo desenvolvimento de cultura digital. O futuro dos negócios de varejo passa por revisão de modelo de negócio, atentando a quem é o cliente, como se gera valor à ele, qual o negócio e fontes para gerar resultados.


CULTURA E ENGAJAMENTO – Foco em propósito: princípios, valores e causas para engajar colaboradores e clientes.


Outros conceitos

Durante o evento, Daniel Pozza, consultor nas áreas de qualidade e gestão de risco, explanou sobre os artifícios que farão a diferença no varejo.  “A adoção da tecnologia interfere no desempenho das empresas, principalmente quando se fala no desafio da inovação para atrair e reter os consumidores”, enfatizou. Além disso, apresentou as tendências de mercado lançadas no NRF Big Show, como prateleiras inteligentes, gestão de conteúdo inteligente, customização, entre outras inovações que podemos aplicar – internet das coisas, robô, algoritmos matemáticos para melhorar processos, mapas de calor, self checkout, etc.


Já Edmour Saiani, fundador da Ponto de Referência, abordou o tema Gente Construindo Resultado, enfatizando que o propósito bem definido é fundamental. “Este é o principal foco da empresa para com os colaboradores, que estão no atendimento direto com clientes. Esta relação B2WE “bom para nós” tem que estar bem alinhada, pois são estes profissionais que contribuem para a entrega de experiência aos consumidores”, pontua. 





Sobre a Beauty Fair

A marca Beauty Fair está ainda mais abrangente. Além da feira internacional de beleza profissional, presente há 12 anos no mercado, a empresa passa agora a oferecer conteúdo em diferentes plataformas de comunicação com o objetivo de reforçar seu posicionamento junto ao público profissional da beleza. Um dos destaques é a revista VIVABELEZA que está no mercado há quase sete anos, tornando-se um produto da marca que tem como principal missão contribuir para a qualificação dos profissionais de beleza.  A Beauty Fair também promove alguns eventos ao longo do ano com o foco no desenvolvimento do setor, além de ser responsável por liderar um time de varejistas do setor de perfumarias em visita à maior feira de varejo do mundo, a NRF, que acontece em Nova Iorque anualmente. Entre os eventos estão o Fórum Pós-NRF, exclusivo para proprietários e lojistas de perfumaria; o Fórum de Líderes, exclusivo para gestores e proprietários de salões de beleza; e o Fórum de Negócios do Varejo de Beleza, indicado para os empresários e gestores do setor de perfumarias.

A Beauty Fair 2017 acontece de 9 a 12 de setembro, no Expo Center Norte, em São Paulo.





Nenhum comentário:

Postar um comentário