Pesquisa realizada pelo Grupo
Minha Vida aponta o comportamento digital dos consumidores no segmento de
beleza
Sites
especializados são os canais mais utilizados para se informar sobre beleza na
internet. Essa foi a escolha de 7 em cada 10 mulheres da classe C, de 35 a 59
anos, na pesquisa Jornada Digital da Beleza, levantamento conduzido pelo Grupo
Minha Vida com 5.600 pessoas no final de 2016. Para esse mesmo público, os
blogs de beleza aparecem em quarto lugar, com 43% das respostas e,
surpreendentemente, as celebridades digitais, ficam na sétima posição, citadas
por apenas 13,7% das respondentes.
Os
blogs de beleza e as celebridades digitais assumem um papel mais relevante na
formação da opinião de mulheres mais jovens (18-34) da classe C, onde alcançam,
respectivamente, 60,2% e 32,6% das respostas. Mas, mesmo entre esse público,
67,1% ainda consideram os sites especializados em beleza a principal fonte de
informação.
Para
Márcia Netto, diretora de marketing e produto do Minha Vida, o resultado revela
uma preocupação em buscar informações validadas por um especialista e é isso
que faz com que os sites especializados em assuntos de beleza apareçam como
mais relevantes: “O mercado da beleza é muito dinâmico, com lançamentos de
produtos e tratamentos quase diariamente. E cada vez mais, as pessoas querem a
opinião de um especialista para auxiliar no processo de decisão, pois têm
buscado soluções mais personalizadas, feitas sob medida para suas necessidades”.
Decisão
de compra
Além
de investigar sobre a busca de informações, o estudo analisou, também, o que os
usuários levam em consideração ao comprar produtos de beleza. E, da mesma
forma, a indicação especializada aparece de forma mais expressiva. As mulheres
da classe C, de 35 a 59 anos, apontaram o cabeleireiro pessoal (53%) e o
dermatologista pessoal (47%) como o que elas mais levam em consideração nesse
processo. Os sites especializados em beleza, que também trazem as opiniões de
especialistas, foram apontados por 45% dessas respondentes, ficando em terceiro
lugar nesse quesito. Já as celebridades digitais de beleza apresentam uma maior
relevância entre as mulheres mais jovens (18-34) da classe C, onde foram
apontadas por 40,4% das respondentes. Para esse público, a maior expressividade
está na indicação de amigos, com 57,1% das respostas.
A
pesquisa aponta ainda, de forma geral, que os usuários preferem, durante o
processo de decisão de compra, buscar opiniões de produto em texto do que em
vídeo. Para as mulheres da classe C, de 35 a 59 anos, por exemplo, as opiniões
em texto foram apontadas por 49,7%, enquanto que 24% escolheram o vídeo.
Em
relação aos canais de compra, o estudo indica que as lojas físicas
especializadas, como as perfumarias, ainda são a principal escolha de grande parte
dos usuários, de forma geral, tendo sido apontadas por mais de 70% de todos os
respondentes. O e-commerce cresce conforme aumenta a classe social e diminui a
idade. Cerca de 43,5% das mulheres da classe C, de 18-34 anos, afirmaram que
costumam comprar produtos de beleza pela internet. Esse número diminui para
27,2% nas mulheres de 35 a 59 anos; e 11,1%, acima de 60 anos. “O Grupo
Minha Vida conduz a pesquisa do segmento de beleza com a sua base de usuários
anualmente e o que temos percebido é que a influência
dos canais digitais no processo de informação e decisão de compra dos
consumidores vem crescendo. Mas apesar disso, eles ainda preferem fazer as
compras em lojas físicas. Provavelmente para sentir os cheiros e experimentar
as texturas dos produtos”, declara Márcia.

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