Pesquisar no Blog

terça-feira, 25 de janeiro de 2022

Ano novo, vida nova: dicas de como ter mais disposição no dia a dia


Um dos legados que a pandemia deixa é a preocupação com hábitos mais saudáveis, principalmente porque eles influenciam em nossa saúde e bem-estar. O Consumer Insights da Kantar apontou que a busca por alimentos mais nutritivos aumentou ao menos 15% de 2020 para 2021 e ao menos 67% dos brasileiros planejavam manter um hábito alimentar mais rico em legumes, verduras e hortaliças.

Essa nova prática vai ao encontro das iniciativas para se ter mais energia e disposição na rotina. Os alimentos e nutrientes que eles contêm são fundamentais para um corpo e mente saudáveis. Castanhas, feijões e vegetais verde-escuros, por exemplo, são ricos em magnésio e essenciais para reduzir a sensação de fadiga, uma vez que este nutriente atua em diversas enzimas responsáveis pela produção de ATP (nossa moeda energética).

Os antioxidantes, como as vitaminas A, C e E, bem como os compostos bioativos, por exemplo, o resveratrol, presente nas uvas, e a quercetina, presente na maçã e na cebola, também são nutrientes fundamentais para a produção energética, assim como a glutationa, um oxidante, é poderosa e tem como entre suas funções a eliminação de toxinas, o transporte de aminoácidos, a síntese proteica, protegendo contra o envelhecimento e o declínio cognitivo e consequentemente aumentando a energia e disposição. O consumo de alimentos ricos em aminoácidos, como whey protein e laticínios de qualidade, estimula o aumento dos níveis corporais desse antioxidante.

Somado a eles, os alimentos à base de cafeína, como o próprio café, cacau puro ou chocolate extra amargo e chá-verde, são usados como recurso para aumentar o foco e a disposição, além de subir o nível de resistência e desempenho esportivo, que é outro item importante para nosso bem-estar.

Aliada à alimentação, a prática de atividade física ajuda no aumento da disposição e energia ao longo do dia. Pequenos exercícios diários também ajudam a manter essa disposição. São pequenas atitudes, como trocar o elevador por escadas, caminhar na rua até um destino próximo, fazer alongamento, permanecer menos tempo sentado e mais em pé, por exemplo.

Praticar exercícios pela manhã pode aumentar a sua disposição ao longo do dia, mas o mais importante é que essa prática esteja adequada à sua rotina, pois só assim haverá adesão. Cada um tem um interesse e necessidade individual, e deve respeitar seu corpo e suas limitações.

A melhora da disposição e do desempenho diário para atividades, sendo elas de trabalho ou exercícios físicos, depende de estar bem hidratado, das horas de sono e da boa alimentação como um todo.

Por tanto, escolha uma atividade física que se adeque à sua rotina e que você tenha prazer em praticar, um cardápio diverso, beba muita água e respeite seu sono. Com esses novos hábitos, você terá saúde e disposição o ano inteiro. E não se esqueça da saúde mental, pois, sem ela, nada é possível.

 


Liz Galvão - nutricionista parceira da Verde Campo, empresa pioneira no mercado de produtos sem lactose, englobando linhas de iogurtes, shakes, queijos, requeijão e creme de leite -- verdecampo@nbpress.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados