Jennifer de Paula, BBA e diretora da MF Press Global, dá dicas de como ser empreendedor da forma mais eficiente possível
O empreendedorismo chama cada vez mais atenção de pessoas em todo o mundo. Porém, a popularidade do tema pode esconder dificuldades e estratégias que estão por trás da boa execução da função de empreendedor. Por isso, Jennifer de Paula, que é BBA e diretora da MF Press Global, preparou uma lista com 7 passos essenciais para um empreendedorismo eficaz em 2022. “Empreender também significa elaborar um bom plano de negócios para um futuro de sucesso e livre de problemas”, afirma.
Um plano de negócios nada mais é do que um arquivo onde todos os
objetivos da empresa estão organizados em tópicos. De acordo com Jennifer, essa
forma de montagem facilita a realização de metas e reduz os riscos de algo não
sair como o planejado. “Assim, conseguimos analisar a ideia, visualizando se o
serviço ou produto que você pretende investir tem potencial no mercado. Já que
com o plano você também consegue verificar seus concorrentes e potenciais
clientes”, explica. Para ela, o plano também possibilita a obtenção de
orientações para expandir as empresas e um melhor entendimento por parte dos
sócios, colaboradores e captação de recursos no geral, por isso seguir os 7
passos abaixo pode fazer uma grande diferença no seu negócio.
1- Defina seu negócio e pontue seu diferencial
“Comece identificando seu nicho, persona, onde vai atuar, com
quais produtos ou serviços vai trabalhar e o principal: como e por quê você se
diferencia de seus concorrentes'', aconselha Jennifer de Paula.
2 - Pesquise o mercado
De acordo com a especialista, analisar os concorrentes é
importante, mas não o principal ponto. Sendo este, verificar o mercado atual e
o que se está consumindo mais no momento e como você pode se incluir na
disputa. “Não se esqueça de alinhar seu posicionamento no mercado”, pontua.
3 - Organize o marketing
Ter uma boa comunicação com o público e trazer consistência para a
marca, além de servir como prova social, fará toda diferença. “Lembre-se dos
4P's de produto, preço, praça e promoção do marketing e os defina com atenção”,
declara Jennifer.
4- Mão de obra
O foco aqui é a organização de como as coisas devem acontecer. É
importante definir a localização e estrutura física, a capacidade de produção,
a equipe de atendimento e as metas a cumprir.
5- Controle financeiro
Jennifer acredita que os custos de investimento, as despesas
estimadas, o capital de giro, o fluxo de caixa e o lucro devem ser cuidados com
atenção. “Caso seja um ponto de dúvida para você, pense em ter na equipe um
profissional da área”, sugere.
6- Pesquisa de cenário e pesquisa estratégica
A prevenção também é parte do dia a dia de um bom empreendedor.
Com levantamentos é possível prever situações que possam interferir diretamente
na sua empresa e pontuar quais ações estratégicas serão realizadas para
melhorar o cenário.
7 - Revisão do plano de negócio
“A prática de avaliação do plano de negócio precisa ser feita
tanto antes de dar o start inicial, como também de forma periódica para que
sejam seguidas as atualizações que acontecerem em sua empresa”, aconselha.
Jennifer de Paula - graduada em BBA e Marketing, diretora de
marketing e gestão da MF Press Global, uma agência de comunicação
internacional. Responsável por gestão de mídias sociais, carreira,
posicionamento de marca, comunicação integrada e construção de autoridade no
mercado de profissionais que somam milhões de seguidores nas redes sociais. A
especialista é referência no que diz respeito às principais atualizações do
mundo digital.
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