Pesquisar no Blog

sexta-feira, 28 de janeiro de 2022

Excesso de peso deve atingir quase 70% da população em oito anos, aponta estudo

Médico nutrólogo dá 10 dicas para conquistar uma vida saudável e combater a obesidade por toda a vida 


Segundo a projeção de dados do estudo A Epidemia de Obesidade e as DCNT (doenças crônicas não transmissíveis) -- Causas, custos e sobre carga no SUS, divulgado em janeiro, até 2030, a prevalência de excesso de peso na população pode afetar sete em cada 10 pessoas e chegar a um índice de 68%. Já a obesidade pode chegar a 26%, o que corresponde a uma a cada quatro brasileiros. “É um cenário preocupante uma vez que, juntamente com o excesso de peso, surgem as doenças cardíacas, o diabetes, a pressão alta, a depressão e a maior propensão para alguns tipos de câncer”, alerta o médico nutrólogo, Dr. Nataniel Viuniski, especialista em obesidade e Membro do Conselho para Assuntos de Nutrição da Herbalife Nutrition.

A análise, financiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), já havia demonstrado um aumento significativo de 2006 para 2019 em relação ao excesso de peso. O estudo apontou um crescimento de 42, 6% para 55,4%. Enquanto a obesidade saltou de 11, 8% para 20,3% no mesmo período.

Na opinião de Viuniski a receita para a solução do problema está na adoção de um estilo de vida saudável sustentável, por meio da combinação de exercícios diários, controle do estresse e alimentação balanceada. Confira as dicas do médico nutrólogo para colocar essa proposta em prática e combater o excesso de peso a vida toda:
 

1- Não se concentre apenas na perda de peso

As pessoas não devem focar apenas no peso corporal, mas na saúde. Comer de forma equilibrada e ter um estilo de vida ativo é a melhor maneira de obter uma composição corporal saudável. Prefira alimentos com boa densidade nutricional (ricos em nutrientes) e exercite-se para construir e manter sua massa muscular.
 

2- Incorpore lanches saudáveis

Os lanches contribuem com cerca de um terço da energia diária e são parte importante de uma dieta equilibrada. Se tiverem alto teor de proteína ainda podem ajudar na saciedade e permitir maior controle na quantidade a ser ingerida na próxima refeição. Por isso, tenha sempre à mão opções saudáveis no dia, como uma barra de proteína ou iogurte, por exemplo.
 

3- Evite dietas da moda

Elas podem até fazer você perder peso temporariamente, mas não são uma maneira saudável de emagrecer, pois há um risco de perder parte da sua massa muscular e não de gordura. Por isso, lembre-se que o objetivo não deve ser apenas perder peso, mas mudar seu estilo de vida para sempre com uma dieta saudável e equilibrada, sempre aliada a atividade física.
 

4- Certifique-se de consumir proteína suficiente

Esse nutriente é essencial e indispensável para construir e manter a massa muscular. Além disso, ajuda no controle da fome, desempenhando um papel importante no gerenciamento de peso. Portanto, inclua quantidades de proteína adequadas nas refeições e nos lanches, como shakes de proteína, barras ou acrescente proteína em pó, como a da soja, em saladas de frutas e smoothies, por exemplo. Os shakes com alto teor de proteína também podem ser usados como base de receitas proteicas deliciosas (muffins, waffles e pudins, por exemplo).
 

5- Defina e celebre os marcos em sua jornada de perda de peso

Ter pequenas metas alcançadas durante a perda de peso e celebrá-las vai manter você mais motivado em chegar no objetivo final. Quando se trata de perda de peso, um ritmo lento e constante é sempre mais saudável, mas pode ser algumas vezes frustrante. Portanto, encontre maneiras de se recompensar ao longo do caminho -- compre uma nova peça de roupa ou marque uma sessão de massagem. Lembre-se, você merece depois de todo o seu trabalho duro!
 

6- Não corte calorias demais, nem pule as refeições

Dieta não é sobre o quanto você come, mas o que você come e o que você deixa de comer, já que a escolha do alimento impacta não apenas na ingestão de calorias, mas também nos nutrientes a serem ingeridos. Dietas extremamente baixas em calorias podem desacelerar o metabolismo e inibir a perda de peso, impedindo a obtenção de bons resultados. Além disso, uma alimentação pouco diversificada não oferece ao organismo todos os nutrientes necessários para a manutenção de uma boa saúde.

É importante pensar além das calorias e incluir no dia a dia diferentes fontes de alimentos que ofereçam nutrientes importantes, como as frutas e verduras. De forma geral, é recomendado o consumo de 3 porções de frutas ao dia, o que equivale a 1 unidade média de banana, 1 maçã e 10 unidades de morango e, três porções de verduras, que pode ser atingido consumindo 1 cenoura crua pequena, 1 colher de servir de quiabo cozido e 2 colheres de abobrinha cozida ao longo do dia. Procure variar entre as opções escolhidas e aproveite os alimentos da época, que costumam ser mais baratos e saborosos.
 

7- Pratique pelo menos 30 minutos de atividade moderada todos os dias

Um dos benefícios do exercício regular é que ele ajuda a queimar calorias, contribuindo com a perda e a manutenção do peso. A atividade física também pode ajudar a reduzir o estresse, é importante na prevenção da perda funcional que ocorre com o envelhecimento, na redução do risco de quedas e fraturas, tem vários benefícios para a saúde cardiovascular e na prevenção do câncer, por exemplo. Por isso, avalie maneiras de incluí-la no seu dia e crie oportunidades para manter-se ativo.
 

8- Aprenda a preparar refeições rápidas e saudáveis

Planejar com antecedência a comida ajudará a determinar quais ingredientes você precisa ter na geladeira, no freezer e na despensa para preparar refeições rápidas e saudáveis. Congelar alimentos que requerem mais tempo de preparo como feijão e grãos integrais é uma boa saída. Já os legumes e verduras podem ser conservados lavados e secos para o consumo durante a semana.
 

9- Aprenda a controlar as porções

Ao limitar a quantidade de alimentos você reduzirá a ingestão total de calorias. Nesse caso, tente usar pratos e copos menores ou diminuir a quantidade de comida usando a colher de sopa como medida.
 

10- Aprenda a ler os rótulos dos alimentos

Saber exatamente o que come e bebe é importante quando você está de olho no seu peso. Daí a importância de aprender a ler os rótulos dos alimentos para ter uma ideia sobre as quantidades de calorias, teor de nutrientes e também o tamanho da porção ideal para seu dia a dia.


 

Dr. Nataniel Viuniski - pediatra e nutrólogo e tem como principais áreas de interesse o controle de peso, longevidade saudável e obesidade infanto-juvenil. Docente da pós-graduação da Faculdade Futura -- Curitiba, é autor dos livros: Ali Mente Ação e "Obesidade Infantil - Um Guia Prático" e também de capítulos de livros técnicos, bem como de diversos textos para a comunidade científica. Dr. Nataniel graduou-se em medicina na Escola de Medicina da Universidade de Passo Fundo, no Rio Grande do Sul, é pós-graduado em Pediatria pelo Hospital Infantil Conceição de Porto Alegre; possui título de nutrólogo pela ABRAN (Associação Brasileira de Nutrição) e é membro do Conselho Para Assuntos Nutricionais da Herbalife Nutrition desde 2004.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados