Pesquisar no Blog

sexta-feira, 28 de janeiro de 2022

Biblioteca Paraíso promove projeto Bibliografias, oficinas curtas sobre narrativas, e roda de histórias online

Biblioteca Paraíso apresenta, o projeto de oficinas online: Bibliografias. Serão oficinas curtas de dois encontros, desbravando recortes específicos do universo das narrativas, trazendo sempre um especialista convidado. Na segunda oficina da série, o pesquisador, escritor e contador de histórias Marco Haurélio, nos convida para um passeio histórico-cultural pela principal bibliografia sobre contos populares brasileiros e seus principais colecionadores. O que está em jogo na leitura dos contos populares brasileiros? A visão da literatura oral brasileira através dos tempos.  

A oficina é recomendada para contadores de histórias, professores, bibliotecários, agentes de leitura e todo aquele que acredita que a leitura é sempre melhor quando é compartilhada. A curadoria e mediação são do ator, diretor teatral José Mauro Brant que já tem quase 30 anos dedicados ao ofício de contar histórias. 

 

 

Bahia de todos os Contos - roda de histórias online

 

Neste ano de 2022, em que se comemoram os 200 anos de Independência do Brasil, a Biblioteca Paraíso estreia sua programação on-line com uma atividade inspirada no lugar onde tudo começou: “Bahia de todos os Contos”, uma Roda de Histórias, ao vivo e on-line, reunindo um time de contadores de histórias das terras de Jorge Amado, um grupo talentoso, reunido ao longo das oficinas ministradas por José Mauro Brant desde 2020, que esbanjam ritmo, carisma e o gingado típicos da Bahia, celeiro das mais influentes correntes da tradição oral brasileira. Entre elas, uma convidada afetiva, Sarah Carneiro, que nos conta seu livro/narrativa: “miudezas de uma cidade do interior” realizado na pequena Cruz das Almas, cidade do recôncavo sul baiano. O convidado especial é Marco Haurélio, escritor, pesquisador das tradições orais brasileiras, autor de “Contos e Fábulas do Brasil”, que nos conta histórias e cordéis de sua autoria, fazendo da Roda de Histórias, uma experiencia imperdível com o sotaque e tempero inconfundíveis da Bahia, de todos os contos.

 

Marco Haurélio é formado em Letras Vernáculas pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Desde 2005, desenvolve o trabalho de recolha, catalogação, classificação e difusão de gêneros da tradição oral brasileira, com destaque para contos e cantos populares. Autor, pesquisador, contador de histórias e divulgador da literatura de cordel, tem mais de 40 títulos publicados, a maior parte dedicada a este gênero. Vários de seus livros foram selecionados pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) para o Catálogo da Feira do Livro Bolonha e outros tantos, selecionados em diversos programas de governo. Em sua bibliografia destacam-se as obras “Contos folclóricos brasileiros”, “Meus romances de cordel”, “Lá detrás daquela serra” e “Contos e Fábulas do Brasil”.

 

José Mauro Brant é ator, cantor, autor e diretor de teatral com mais de 80 espetáculos no currículo, trabalhou como ator com diretores como: Gerald Thomas, Ítalo Rossi, Werner Herzog, Aderbal Freire Filho, Naum Alves de Souza. Em 1993, junto ao PROLER (Programa de Leitura da Biblioteca Nacional) que Brant, começou a sua formação na linguagem dos contadores de histórias em ambientes de promoção de leitura. Desde então, Brant se tornou referência e segue se apresentando em teatros, escolas, hospitais - em todo o Brasil e no exterior. Já publicou 4 livros e diversos artigos em livros de referência.  Brant integrou programas ligados ao livro e a leitura como o PRO-LER (Biblioteca Nacional), Acelera Brasil (Fundação Ayrton Senna), Leia Brasil (Petrobrás); e participou de eventos por todo o país e em países como Espanha, EUA, Portugal, Colômbia e Cabo Verde. Participou, contando histórias, do programa televisivo: ABZ Ziraldo, comandado pelo famoso escritor na TV Brasil. Seu primeiro livro pela ed. Rocco foi duas selecionado pelo PNBE e distribuído para escolas públicas de todo o país. Desde agosto de 2020, Brant tem se dedicado a ministrar oficinas on-line e criou o projeto: “Reconto- Cada Qual no Seu Recanto”, mostra internacional de contadores de histórias que já está em sua décima edição. Seu mais recente espetáculo “O Paraíso mais belo do mundo”, baseado na obra do escritor português Valter Hugo Mãe, esteve em temporada on-line em julho de 2021.

 

 

Serviço: Bahia de Todos os Contos – rodas de histórias online

 

Dia: 30 de janeiro

Hora: 17h

Valor: Gratuito

Onde assistir: no Canal da Biblioteca Paraíso - https://youtu.be/3kKAH74ufz4

 

Participações: Marco Haurélio – Riacho de Santana

Denise Fersan - Vitória da Conquista

Gau Sanches - Salvador

Marcia Mendes – Salvador

Maria José Pinheiro - Salvador

Mírian Oliveira – Ilhéus

Sandra Bahia – Salvador

Sarah Carneiro – Cruz das Almas

 

Serviço: Oficina O Conto Popular Brasileiro – Com Marco Haurélio

 

Dias: 02 e 09 de fevereiro

Hora: 18h30 às 21h30

Via Zoom.

Investimento: R$ 100,00

Desconto para professores da rede pública e ex-alunos, pelo email: abibliotecaparaiso@gmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados