Pesquisar no Blog

segunda-feira, 31 de janeiro de 2022

Uso de lentes de contato durante práticas aquáticas aumenta risco de infecção

Segundo o CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos), cerca de 85% dos casos de ceratite por Acanthamoeba ocorrem em usuários de lentes de contato



As lentes de contato são dispositivos importantes para quem não se adapta ao uso de óculos de grau.

Contudo, há certos cuidados que precisam ser tomados para prevenir algumas condições, como a ceratite por Acanthamoeba. A ceratite é uma lesão que atinge a córnea e pode causar a perda da visão.
 
Segundo a oftalmologista Dra. Maria Beatriz Guerios, é no verão que o risco da ceratite causada pela Acanthamoeba aumenta.

“A Acanthamoeba é um protozoário unicelular, uma ameba. Normalmente, são encontradas na água do mar, de piscinas, lagos, rios, cachoeiras e até mesmo na água da torneira. A umidade e o calor são condições ideais para a proliferação desses micro-organismos”.  
 
“Essa ameba tem a capacidade de aderir às lentes de contato. Com isso, pode atingir a córnea e causar a infecção. O perigo é ainda maior quando o usuário não higieniza da forma correta as lentes, bem como não as retira para praticar sua atividade aquática”, reforça a oftalmologista.


 
Dor nos olhos: sinal de alerta

Um dos sintomas da ceratite por Acanthamoeba é a dor nos olhos. Além disso, a pessoa também apresenta vermelhidão, visão embaçada, fotofobia, sensação de corpo estranho nos olhos e lacrimejamento.
 
“Por fim, caso não seja tratada, a ceratite por Acanthamoeba pode causar uma úlcera corneana, agravando a situação”, comenta Dra. Maria Beatriz.


 
Tratamento precisa ser precoce
 
Devido à gravidade da ceratite por Acanthamoeba, é muito importante que o tratamento seja feito o quanto antes.

“É uma infecção bastante resistente ao uso de medicamentos e exige um acompanhamento oftalmológico mais prolongado, bem como a aplicação de colírios por um longo tempo”, explica Dra. Maria Beatriz.


 
Como prevenir a ceratite por Acanthamoeba
 

  • A primeira recomendação é nunca usar as lentes de contato durante práticas esportivas ou recreativas na água
  • Evite tomar banho, mesmo em casa, com as lentes
  • Dê preferência para o uso de lentes de contato de descarte diário
  • Higienize corretamente as lentes, diariamente, sempre com os produtos específicos para essa finalidade
  • Não utilize soro fisiológico. Se for necessário, use ampolas de 5 ml e descarte o restante logo após o uso
  • Para manusear as lentes, sempre lave bem as mãos
  • Jamais use água da torneira para lavar as lentes

Procure informações sobre a condição da qualidade da água de rios, mares, lagoas ou cachoeiras que você pretende frequentar e a frequência da limpeza da caixa de água da sua casa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados