Pesquisar no Blog

domingo, 30 de janeiro de 2022

Minimalismo: como repaginar seu guarda-roupa

Personal stylist cadastrada no Getninjas explica que na hora de compor um look menos é mais 

Para alguns, ir às compras é um hábito comum, quase como hobbie justificado por reclamações como: “Não tenho nada de novo para vestir, preciso ir as compras!”. Na contramão de tal comportamento, a tendência minimalista vem como proposta para renovar o estilo de vida das pessoas e, na moda, evidencia sobreposições e peças atemporais. Para se vestir de maneira consciente e criativa, Clara Alessandri, personal stylist em São Paulo e cadastrada no GetNinjas, maior aplicativo para contratação de serviços do Brasil, listou algumas dicas para montar looks minimalistas.

 

Como saber se tenho ou não tenho o que vestir? 

A principal dica para não achar que o armário está “vazio” é se conhecer. Reconheça os seus gostos e saiba quais os seus pontos fortes. Veja quais looks valorizam esses pontos. “O autoconhecimento é fundamental para saber exatamente como misturar cores, peças e acessórios. E isso só é possível investir em si. Realizar uma consultoria de estilo e imagem é esclarecedor e define quais são suas cores ideais, melhores formatos de peças para seu tipo de corpo, melhores formatos de óculos de sol e de grau para o seu rosto, atendendo a cada necessidade, seja ela pessoal ou profissional”.

 

Aprenda a ter limites 

Optar pelo o uso do armário cápsula significa manter um armário compacto, versátil e minimalista, usufruir das peças e calçados de forma mais consciente. A personal stylist reforça que simplificar e ser objetivo no que se quer, é o ideal para montar todos os looks. “Ao contrário do que acreditam, o armário cápsula engloba peças de cima, como tops, blusas, camisas, camisetas, jaquetas e blazers, peças de baixo que são, calças, bermudas, shorts e saias, peças inteiras, como vestidos e macacões e os calçados”.

 

Existe uma quantidade certa de roupa para cada pessoa? 

Do ponto de vista da profissional, existem algumas divergências, contudo, de forma geral a quantidade ideal se resume a 45 peças, no qual roupas íntimas não entram nesta conta, são elas: 

- 20 peças de cima;

- 10 peças de baixo;

- 3 peças inteiras;

- 2 jaquetas ou blazers;

- 10 calçados.


Custo benefício e a moda sustentável

A especialista explica que ao aderir o slow fashion (conceito do armário cápsula), o intuito é buscar peças de qualidades melhores e valores superiores que durem mais tempo no armário.



Peças coringas:

É possível agradar todos os estilos com roupas “coringas” no armário. Entre as peças mais versáteis, estão: 

- Camisa branca: é a peça ideal para todos. Uma boa camisa/camiseta branca de qualidade, é sempre uma peça coringa, que atende pessoas de um estilo casual ou até um mais sofisticado. 

- Calça jeans: é uma das peças mais democráticas que combina com qualquer pessoa. Existem inúmeros estilos, lavagens, cores e modelagens, além de estar entre as “queridinhas” e é sempre bem-vinda em diversas ocasiões.

 

Dê uma cor no seu guarda-roupas 

Se o seu armário é um daqueles presos nos anos 80, lotado de roupas pretas, está na hora de colorir um pouco mais a sua vida. Não é necessário excluir o pretinho básico da sua lista de looks, pelo contrário, a especialista explica que a intenção é deixá-lo “menos óbvio” e acertar nas sobreposições. De acordo com Clara, existem 16 famílias cromáticas e cada uma delas permite variar e respeitar suas particularidades com versatilidade.

 

É possível montar três looks para três ocasiões diferentes com a mesma peça? 

De acordo com Clara, tudo é possível! E para aproveitar as dicas, listamos três ocasiões que, usando a mesma peça de roupa, é possível ficar por dentro das tendências da moda de forma sustentável e estilosa. Veja a seguir: 

Peça escolhida: Calça jeans preta  

  • Primeiro look: Trabalho

Clara usa uma blusa listrada, com blazer azul royal e scarpin bege. Para completar a proposta, uma bolsa de ombros despojada e clássica ao mesmo tempo.

 

  • Segundo look: Passeio

A personal stylist optou por uma blusa floral, colocada por fora da calça de forma mais despojada. Usa também uma jaqueta roxa e sapatilha preta de bico fino.

 

  • Terceiro look: Jantar

A especialista veste um top social de renda com peplum, trazendo um toque sofisticado na composição. Combina o tom de verde limão detalhe da clutch preta com Peep Toe verde petróleo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados