Pesquisar no Blog

sábado, 29 de janeiro de 2022

6 dicas para começar a correr

 Educadora física cadastrada no GetNinjas explica quais cuidados devem ser tomados para quem deseja começar no esporte


O esporte gerou mudança de vida para a saúde física e mental de muitos, principalmente durante o período de pandemia. Movimentar o corpo, e encontrar uma atividade que você se identifique é um estímulo ainda maior. A corrida é um esporte muito popular no Brasil, contudo, para manter essa prática de forma segura, é necessário alguns cuidados. Pensando nisso, Thais Nascimento Ghendov Gonçalves dos Santos, educadora física em São Paulo que atende pelo GetNinjas, maior aplicativo para contratação de serviços do Brasil, trouxe seis dicas para quem deseja iniciar na modalidade. Confira a seguir:
 

1 - Procure um médico

Antes de pensar em praticar qualquer atividade física, é essencial procurar por um médico e realizar os exames periódicos. É muito importante que o seu corpo esteja preparado para fazer algo que exige esforço físico.
 

2 - Fortaleça a musculatura

Para começar a correr é necessário fortalecer a musculatura envolvida na atividade. No ambiente das academias de ginástica, há uma diversidade de equipamentos que proporcionam fortalecimento. Também existem exercícios que você pode fazer em casa, como agachamento, por exemplo.
 

3 - Pratique exercícios educativos

Somente após o fortalecimento da musculatura é que é recomendado iniciar os exercícios educativos. Eles são chamados de educativos porque são responsáveis pela melhora de cada movimento da modalidade e também ajudam na postura para a execução da atividade. “Eles funcionam como uma dança. Primeiro, nós pegamos os passos de cada parte da música, depois, treinamos várias vezes cada um deles e, por fim, juntamos tudo para criar a coreografia”, explica Thais.
 

4 - Utilize calçados adequados

Um calçado adequado é um item indispensável para praticar corrida, porque, além de contribuir com o seu conforto, previne lesões nas articulações e evita dores nos pés, nas pernas e na coluna. Além disso, te ajuda a ter um rendimento melhor durante a atividade.
 

5 - Não desista dos treinos

Se exercitar no mínimo três vezes por semana é o ideal para alcançar sua meta. Isso inclui exercícios na academia, atividades em casa e corridas na rua. O importante é manter o foco e a frequência das atividades.
 

6 - Vá com calma

Comece fazendo pequenos treinos intercalando corrida e caminhada ou corrida e descanso. Assim, seu corpo vai se adaptando à nova rotina e se condicionando. Tente tudo isso inicialmente na esteira e, de maneira gradativa, intercale com a corrida de rua.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados