Pesquisar no Blog

segunda-feira, 31 de janeiro de 2022

10 atividades da rotina que colocam a saúde oral em risco


Uma série de hábitos comuns à rotina de muita gente pode prejudicar seriamente os dentes. Abaixo, a diretora da Clínica Sorridi (Indaiatuba), Marina Frois Yamaguchi, alerta para 10 deles e explica o porquê. 

 

1. Mastigar gelo

Se este hábito é natural para você, isto significa que você pode estar com pagofagia, um distúrbio causado por uma deficiência nutricional ou de um distúrbio emocional. Mastigar pequenos pedaços congelados danifica os dentes, enfraquecendo o esmalte e facilitando o surgimento de cáries.

 

2. Roer as unhas 

Além de prejudicar a aparências das unhas, roê-las também pode ter consequências para o esmalte dos dentes, que ficam danificado e pode até rachar. Além disso, pode provocar dor na mandíbula e até dor tensional na cabeça.

 

3. Ranger ou apertar os dentes

O bruxismo, que acontece quando a pessoa range os dentes de forma inconsciente, pode levar a quebra ou desgaste de restaurações, próteses e até mesmo de implantes dentários. Já quando são acometidos pelo bruxismo de vigília, que é mais caracterizado por apertar, encostar os dentes ou manter os músculos contraídos por muito tempo pode provocar dores ligadas à Disfunção Temporomandibular, ocasionando queixa de dores no rosto por parte do paciente, limitação de abertura da boca, entre outros sinais e sintomas, que prejudicam as funções como mastigar e falar. O briquismo, que acontece durante o dia, pode provocar ainda a fratura ou perda de parte do dente, deteriorar o esmalte, exibindo as camadas mais profundas do elemento dental e o aumento da sensibilidade dentária.

 

4. Escovar os dentes e a gengiva com muita força

Praticar o exagero não faz bem, especialmente quando se trata de higiene bucal. Intensidade neste hábito pode corroer o esmalte dentário, deixando toda a dentina exposta. O resultado é o aumento da sensibilidade dentária. Além disso, quando se aplica muita força na escovação, a gengiva tende a ficar vermelha, dolorida e com algumas feridas. 

 

5. Usar produtos com tabaco

Além de prejudicial à saúde geral, o fumo também afeta o equilíbrio da boca. Provoca mau hálito, promove o desenvolvimento de tártaro e também causa infecções nas gengivas, que podem então se soltar. O alcatrão também tende a colorir os dentes de marrom, enquanto a nicotina danifica o esmalte.

 

6. Chupar o dedo

Se o reflexo de sucção é natural em crianças pequenas, não é recomendado continuar chupando a chupeta ou o polegar após os 6 anos de idade, quando os dentes permanentes começam a crescer. Isto provoca o risco de deformar os dentes e o palato, com uma possível necessidade de aparelho ortodôntico no futuro.

 

7. Usar palito de dentes

Um dos hábitos mais tradicionais para remover o pequeno pedaço de carne preso entre os dentes pode corroer o esmalte, fazendo com que os dentes e o tecido gengival se retraiam, o que pode causar infecções orais e mau hálito. Prefira a escova de dente e o fio dental.

 

8. Tomar refrigerantes

Refrigerantes  são cheios de ácidos e subprodutos acidíferos do açúcar, o que pode provocar desmineralização do esmalte, contribuindo para a formação da cárie. Nas piores situações, uma mistura de esmalte desmineralizado com escovação inadequada, bruxismo (hábito de ranger os dentes) ou outros fatores pode levar à perda dental.

Bebidas sem açúcar são menos prejudiciais, mas, como também são acidíferas, têm potencial para causar problemas.

 

9. Usar os dentes para abrir objetos

Os dentes são feitos para triturar comida, mas certamente não para cortar fita adesiva ou abrir uma garrafa! Há riscos de quebrar o esmalte, fraturar os dentes ou abrir a gengiva.

 

10. Comer guloseimas com muito açúcar

As doenças bucais mais comuns ocasionadas pelos doces são as cáries e a doença periodontal, que eliminam os tecidos ao redor dos dentes, gengiva, ligamento periodontal e osso. Consideradas infecciosas, elas são causadas por espécies diferentes de bactérias, que  utilizam os açúcares como alimento. Por isso, as guloseimas se tornam um potente substrato para a multiplicação bacteriana.
Para evitar a proliferação de bactérias, após o consumo desses alimentos, é necessário fazer a higienização da boca, com fio dental e escovação correta.
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados