Pesquisar no Blog

sexta-feira, 28 de janeiro de 2022

Janeiro verde - câncer de colo de útero pode estreitar o canal vaginal

A estimativa é de mais de 16 mil novos casos da doença no Brasil em 2022. Diagnóstico precoce é fundamental para tratamento e ações de prevenção. 

O tratamento feito com a chamada radioterapia convencional utiliza um feixe de radiação externo, enquanto a braquiterapia consiste na aplicação interna do material radioativo. Segundo informações do Instituto Oncoguia, o segundo processo é indicado como complementar ao primeiro. 

A fisioterapeuta pélvica Débora Pádua, a capital paulista, comenta que em alguns casos, as pacientes que fazem o tratamento com braquiterapia podem perceber efeitos colaterais a longo prazo, como a estenose vaginal, que é o estreitamento do canal da vagina. Isso ocorre devido à formação de tecido cicatricial por conta da diminuição da irrigação sanguínea na região. Segundo dado do Instituto Oncofisio, cerca de 45% das mulheres que passam pelo procedimento apresentam o problema, responsável por ocasionar dores e dificuldades durante a relação sexual e os exames ginecológicos. 

Tratar a estenose vaginal é uma forma de melhorar a saúde, a autoestima e a qualidade de vida da mulher. Isso pode ser feito através da fisioterapia pélvica, que inclui diferentes técnicas que podem ser adaptadas ao perfil de cada paciente. Dentre elas estão a eletroestimulação, a eletroanalgesia, a massagem perineal, a realização de exercícios para a região e de movimentos do assoalho pélvico, as massagens perineais e o uso de dilatadores do canal vaginal. A estenose vaginal tem tratamento e quanto mais cedo forem realizadas as sessões de fisioterapia pélvica, melhores serão os resultados e maior será a qualidade de vida da paciente.

 


Débora Padua - educadora e fisioterapeuta sexual. Graduada pela Universidade de Franca (SP) durante 5 anos fez parte do corpo clínico da Clínica Dr. José Bento de Souza e foi responsável pelo setor de Uroginecológia do Centro Avançado em Urologia de Ribeirão Preto (SP). Atualmente atende em sua clínica na capital paulista especializada no tratamento de vaginismo. @vaginismo


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados