Pesquisar no Blog

sexta-feira, 28 de janeiro de 2022

JUIZADO ESPECIAL CÍVEL DA FAAP REGISTROU MAIS DE MIL RECLAMAÇÕES EM 2021

Cancelamentos de passagens e pacotes turísticos, compras feitas online, problemas com planos de saúde e fraudes bancárias foram os assuntos que geraram mais conflitos


 

O Juizado Especial Cível da FAAP (JEC-FAAP) registrou 1.100 reclamações em 2021. A iniciativa é fruto de um convênio entre a instituição de ensino e o Tribunal de Justiça de São Paulo, e ao longo de 19 anos, já atendeu quase 80 mil casos, na busca de soluções rápidas para conflitos com valor de até 20 salários mínimos na área Cível.

 

O coordenador do JEC-FAAP, professor Marcos Renato Schahin, dá algumas dicas para evitar que situações de conflito como as registradas ocorram. “Nunca coloque a senha na maquininha de cartão se o visor estiver quebrado, entre em contato com o aplicativo antes de fazer qualquer movimentação financeira diferente da combinada, nunca entregue seu cartão para ninguém e procure resolver os problemas bancários dentro das agências.”

 

Em caso de cancelamentos de voos, a orientação é documentar por escrito as informações, reclamações e posicionamentos das empresas aéreas. “A prova documental, como e-mail e mensagens através de sites de reclamação, sem dúvida, é a mais adequada. Mas protocolos de ligação também podem ajudar. A formalização de uma reclamação junto ao Procon vem sendo sugerida caso não se consiga uma composição amigável e extrajudicial”, explica Schahin.

 

O atendimento à população feito pelo JEC-FAAP é realizado gratuitamente pelos alunos do curso de Direito da instituição, com a supervisão de advogados contratados. Quase 500 estagiários do curso de Direito já passaram pelo Juizado, que atualmente funciona com quatro advogadas, um profissional administrativo, uma recepcionista, três cartorárias, uma juíza, um escrevente e doze estagiários por semestre.

 

O JEC-FFAP, a partir de 17 de janeiro, passará a atender em novo endereço, na Rua Itatiara, 226. Todo o processo de atendimento (agendamento, triagem e audiências) poderá ser feito de maneira presencial ou virtual, com agendamento pelo Whatsapp.  De acordo com Schahin, “a adaptação para o atendimento online foi um grande desafio. Preparamos tudo para que as pessoas possam ter um atendimento jurídico de qualidade sem precisar sair de casa ou do escritório.”

 

A área de abrangência da unidade compreende os bairros da região central.

 

 

 

Juizado Especial Cível – FAAP

Novo endereço: Rua Itatiara, 226

Horário de atendimento: das 13 às 17h

Telefone/Whatsapp: (11) 3662-7616

Email para documentos: envio de documentos.juizado@faap.br

Instagram: @jec.faap

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados