Pesquisar no Blog

segunda-feira, 31 de janeiro de 2022

Teste de cognição autoadministrado prevê os primeiros sinais de demência

 

Muitas pessoas experimentam o esquecimento à medida que envelhecem, mas muitas vezes é difícil dizer se esses problemas de memória são uma parte normal do envelhecimento ou um sinal de algo mais sério. Um novo estudo descobriu que um teste simples e autoadministrado, desenvolvido por pesquisadores do Centro Médico Wexner da Universidade Estadual de Ohio, Faculdade de Medicina e Faculdade de Saúde Pública pode identificar os sutis sinais de demência mais precocemente. 

Essa detecção precoce pelo Exame Gero cognitivo autoadministrado (teste SAGE) é fundamental para um tratamento eficaz, especialmente porque novas terapias para demência e doença de Alzheimer estão sendo desenvolvidas e aprovadas. 

"Novas terapias modificadoras da doença estão disponíveis e outras estão sendo avaliadas em ensaios clínicos, e sabemos que quanto mais cedo o comprometimento cognitivo for detectado, mais opções de tratamento o paciente tem e melhor os tratamentos funcionam", disse o Dr. Douglas Scharre, diretor da Divisão de Neurologia Cognitiva do Ohio State Wexner Medical Center e principal autor do estudo publicado na revista Alzheimer’s Research & Therapy. 

Embora o teste não diagnostique definitivamente problemas como o Alzheimer, ele permite que os médicos obtenham uma linha de base do funcionamento cognitivo de seus pacientes e a repetição de testes permite que eles acompanhem suas habilidades de memória e pensamento ao longo do tempo. "Muitas vezes, os médicos da atenção primária podem não reconhecer déficits cognitivos sutis durante as visitas de rotina ao consultório", disse Scharre. 

O estudo de oito anos acompanhou 665 pacientes consecutivos no Centro de Distúrbios Cognitivos e de Memória do Estado de Ohio. Os pesquisadores descobriram que o teste SAGE identificou com precisão pacientes com comprometimento cognitivo leve que eventualmente evoluíram para um diagnóstico de demência pelo menos seis meses antes do método de teste mais comumente usado, chamado Mini-Mental State Examination (MMSE). 

Entre os 164 pacientes com comprometimento cognitivo leve inicial, 70 pacientes converteram para demência. Esta é uma taxa de conversão de 43% ao longo de três a quatro anos, que é semelhante às taxas de outros estudos baseados em centros acadêmicos, disse Scharre. A distribuição dos diagnósticos de demência incluiu 70% de demência por doença de Alzheimer, 7% de demência por corpos de Lewy e 9% de demência vascular pura ou mista. 

O teste pode ser feito em qualquer lugar sempre que houver queixas cognitivas. Leva apenas cerca de 10 a 15 minutos para ser concluído, e os quatro formulários intercambiáveis ​​são projetados para reduzir os efeitos de aprendizado de testes recorrentes ao longo do tempo. Os domínios cognitivos testados em 11 itens incluem orientação, linguagem, cálculos, memória, abstração, função executiva e habilidades construtivas. O MMSE não testa abstrações ou habilidades de funções executivas. 

"Sempre que você ou seu familiar notar uma mudança em sua função cerebral ou personalidade, você deve fazer este teste", disse Scharre. “Se essa pessoa fizer o teste a cada seis meses e sua pontuação cair dois ou três pontos ao longo de um ano e meio, essa é uma diferença significativa, e seu médico pode usar essa informação para identificar as causas da perda cognitiva e tomar decisões de tratamento". 

Scharre trabalhou em estreita colaboração com a BrainTest Inc SEZC para desenvolver uma versão digital cientificamente validada do teste SAGE, chamada BrainTest, que pode ser feita em qualquer lugar em um tablet ou computador com tela sensível ao toque. Esta versão digital também será integrada ao sistema de registros médicos eletrônicos do Ohio State Wexner Medical Center para facilitar o autoteste, o armazenamento e a revisão de resultados para pacientes e seus profissionais de saúde. 

"Com base nas mudanças de pontuação cognitiva, os médicos e as famílias podem decidir que é hora de agir sobre as necessidades de segurança e supervisão. Isso pode incluir, por exemplo, supervisão de medicamentos, assistência financeira, limitações de direção, estabelecimento de procurações duradouras e outros arranjos legais, confiança, mudança nos arranjos de vida e suporte aprimorado de cuidados", disse Scharre.

 

Rubens de Fraga Júnior - professor titular da disciplina de gerontologia da Faculdade Evangélica Mackenzie do Paraná. Médico especialista em geriatria e gerontologia pela SBGG.

 

Fonte: Douglas W. Scharre et al, Self-Administered Gerocognitive Examination: longitudinal cohort testing for the early detection of dementia conversion, Alzheimer's Research & Therapy (2021). DOI: 10.1186/s13195-021-00930-4

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados