Na era das notícias falsas, ter uma equipe de cuidado à disposição 24h por dia nos 7 dias da semana garante tranquilidade aos pacientes da Amparo Saúde diagnosticados com a doença
Há um ano, desde que os brasileiros tiveram o
primeiro contato com o Coronavírus, as notícias falsas começaram a se espalhar
por aplicativos de mensagem. Parecia brincadeira de primeiro de abril, com a
diferença de não ter qualquer graça e ainda colocar a vida das pessoas em
risco. O tempo passou e a onda de mensagens em vídeo, áudio, imagem e texto com
informações falsas e imprecisas sobre a doença, calendários inverídicos sobre
datas de vacinação, conteúdos que estimulam tratamentos alternativos sem
comprovação científica, entre outros, foi ganhando mais força.
Diante desse cenário, a Atenção Primária à Saúde
(APS), que visa atender a população de modo preventivo, integrado e contínuo
tem um papel fundamental. A Amparo Saúde, healthtech pioneira em APS presencial
e remota no Brasil, desenvolveu um sistema proprietário que coloca o médico de
família “a um mensagem no celular de distância do paciente”. Ter um
profissional de saúde à disposição é o melhor caminho para, no melhor cenário,
evitar uma gafe e espalhar uma mentira. No pior, tomar uma atitude que coloca a
sua vida em risco ou de seus amigos e familiares.
“Ter atendimento médico via aplicativo, além de
garantir essa agilidade, ajuda a desmistificar as Fake News, pois o médico de
família está à disposição sempre que necessário, seja para tirar dúvidas ou
fazer uma teleconsulta. A mesma rede social que ajuda a desinformar é a que o
paciente poderá acessar o médico”, comenta Dr. Rodrigo Barbosa, médico de
família e infectologista da Amparo Saúde - healthtech pioneira em Atenção
Primária à Saúde presencial e remota no Brasil.
Rachel Elias, seu marido e suas duas filhas tiveram
Covid em janeiro deste ano. Eles foram tratados à distância pelos profissionais
da Amparo e tiveram apoio e monitoramento integral durante todos os dias de
isolamento, realizado na cidade de São Paulo. “Ficamos isolados desde os
primeiros sintomas. Fizemos o PCR aqui em casa mesmo, com o laboratório que
veio colher. Tivemos o resultado positivo depois de alguns dias, mas o que o
que o time de cuidado da Amparo fez por nós foi essencial para nosso
psicológico”, comenta Rachel.
Ela relembra que ouviu muitos palpites sobre o
quadro clínico da família, mas que isso não os afetou, já que estavam bem
amparados pela equipe de cuidado. “A gente teve o apoio constante, o
monitoramento incansável e o atendimento diário da Amparo e isso foi
primordial, porque não nos desesperamos. Quando estamos com Covid, a gente
escuta tudo de todo mundo. Pessoas falando que tem que fazer isso e aquilo, que
a partir de tal dia começa a falta de ar e que esses sintomas só vão piorar. E
isso não nos afetou, porque tivemos um apoio muito grande e intenso por
mensagens e chamadas de vídeo”, conta ela.
Na Amparo Saúde, o paciente é atendido por um
Médico de Família e uma equipe de enfermagem dedicados em conhecer todo o seu
histórico de saúde e, assim oferecer um cuidado personalizado, presencial e à
distância. Em média, 90% das queixas dos pacientes da Amparo Saúde são
resolvidas sem a necessidade de encaminhamento para um médico especialista. A
integralidade da assistência e o vínculo entre o paciente e sua equipe de saúde
são estratégias fundamentais para a contenção da pandemia e para o não
agravamento do estado de saúde de pessoas já diagnosticadas com Covid19, que
recebem orientações à distância, evitando os riscos da exposição desnecessária.
Além dos serviços de telemedicina, a Amparo possui
12 unidades localizadas na Região Metropolitana de São Paulo, além de São José
dos Campos, Campinas, Salvador, Rio de Janeiro e Brasília.
Amparo
Saúde
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