62,8% dos brasileiros acredita que o feriado ocorrerá em fases amarelas e vermelhas em função do COVID-19
Guerreiras,
competentes no trabalho e em casa, o Dia das Mães, pela segunda vez, acontece
em meio à pandemia, e neste ano, com uma bagagem ainda maior de exaustão, em
função dos mais de 15 meses em isolamento social, sendo a pessoa multitarefa de
sua casa. O distanciamento permanece, e a dúvida também: como será celebrada a
data este ano? Para 20,7% dos brasileiros, ir até casa da mãe ou sogra é uma
opção. Este e outros dados
inéditos são revelados em nova pesquisa realizada pela Hibou - empresa de
monitoramento de mercado e consumo -, em parceria com a Scoregroup.
Para o brasileiro o
Dia das Mães é como se fosse uma data de reconhecimento para todas elas (33%)
ou com uma simbologia importante (22,1%). Já 13,8% enxerga como uma chance de
reunir a família. O que não pode faltar nessa data tão especial é a família
(71,2%), almoço (35,7%) e presentes (12,8%).
Obviamente as mães
estão no topo da lista de presentes para esse dia tão especial para 73,6% da população,
porém 17,6% também se auto presenteia, 12,1% não compra presente para ninguém e
11,6% compra sim, mas para as avós. Para escolher esse presente, 52,9% aposta
em algo que ela já queira, 22% algo que ela não espera e 21,9% escolhe algo
útil para o dia a dia. Entre os tipos, temos: vestuário (61,6%), calçados
(44%), perfumes (40,3%), bolsas e acessórios (37,6%), beleza e maquiagem
(26,5%) e joalheria (26%).
"Por conta de
tudo o que estamos passando com o COVID-19, a nova pesquisa da Hibou mostrou
que 58,4% dos brasileiros colocou a segurança em primeiro lugar e fará a compra
dos presentes pela internet, com a entrega em casa. Uma porcentagem ainda alta,
de 24,1%, tem planos de assumir o risco e fazer a compra em lojas físicas,
mesmo com a opção pick-up (encomendar e retirar) disponível, opção que traz
menos risco e considerada por 8,6% dos entrevistados ", diz, Lígia Mello,
sócia da Hibou.
Importante salientar
ainda que escolha pela compra online também reflete na idade da população e
afinidade com internet e tecnologia, em que a maior fatia, de 69,7%, possui de
26 a 35 anos. Veja abaixo o gráfico com todas as faixas:
Dia das Mães em alerta
Pesando no isolamento
social, 62,8% dos brasileiros acredita que o feriado ainda será em meio às
cidades em fases amarelas e vermelhas em função do COVID-19, ou seja, com
medidas sanitárias rígidas sugeridas pelo Governo. Uma parte de 52,1%
continuará utilizando máscaras caso seja necessário sair de casa, número 7%
maior em comparação com o feriado de Páscoa. 52,5% dos entrevistados acredita
que ainda teremos muitas pessoas internadas por causa da pandemia. Apenas 7,4%
pensa que tudo estará mais flexível até lá e fará compras na rua, e uma parcela
ainda menor, de 4,1%, acha que lojas e restaurantes estarão abertos para um
almoço de família no Dia das Mães.
Visitar ou não
visitar?
Antes da pandemia,
52,9% comemorava a data na casa da mãe ou da sogra e, agora, em 2021, essa
opção está nos planos de apenas 20,7% da população, já que 38,1% ficará em casa
e sem receber visitas. Fazer uma vídeo conferência com a família na Páscoa é
uma possibilidade interessante para 9,4%. Sobre os costumes antes do COVID-19,
vale ressaltar ainda que 25,9% recebia a família em casa e 19,3% almoçava em
restaurantes.
Pratos mais queridos
no Dia das Mães
Em relação à
organização da comida e da cozinha, para 37,9% todo mundo ajuda um pouco, 22,5%
deixa a responsabilidade com a "mãe" da família, 13,7% acredita que é
tarefa de qualquer um, menos a "mãe" da família, 11,4% pede em
restaurante e 10,6% acha que quem tem que cozinhar é o dono da casa. A pesquisa
trouxe traz ainda um TOP 10 dos pratos mais amados no Dia das Mães: churrasco,
lasanha, macarronada, pudim, maionese, macarrão, feijoada, pavê, carne assada e
nhoque.
Metodologia
Um total de 2.691
brasileiros respondeu a pesquisa de forma digital, entre 6 e 7 de abril de 2021,
garantindo resultado com 1,9% de margem de erro. A pesquisa engloba níveis de
renda ABCD e todas as faixas etárias, de entrevistados em São Paulo, Porto
Alegre, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Salvador, Curitiba, Brasília, Recife e
Manaus.
Hibou
consumo. http://www.lehibou.com.br
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