Apenas 28% confiam
no manuseio adequado e na segurança dos alimentos, indica estudo da Zebra
Technologies
A Zebra
Technologies Corporation (NASDAQ: ZBRA), uma empresa inovadora, que conta
com soluções tecnológicas e parceiros que permitem aos negócios serem mais
competitivos, anuncia hoje os resultados do Estudo
de Segurança da Cadeia Alimentar. Segundo a pesquisa, somente 28% dos
consumidores confiam no manuseio adequado e na segurança dos alimentos.
A pesquisa traz achados com base em entrevistas com
mais de 5400 consumidores e líderes da indústria de alimentos e bebidas ao
redor do mundo, inclusive na América Latina e no Brasil. Empresas de diversas
áreas do setor, como distribuição e armazenamento, supermercados e
restaurantes, foram consultadas a respeito de segurança, rastreabilidade e
transparência de processos.
Os consumidores entrevistados expressaram que suas
principais fontes de preocupações em relação à segurança alimentar são a
higiene das equipes nas cozinhas de restaurantes, as doenças transmitidas pela
comida, intoxicações causadas por alimentos contaminados e o recall de produtos
comprometidos. De acordo com o relatório, 60% nunca mais voltariam a um
restaurante onde tivessem contraído uma doença de origem alimentar ou uma
intoxicação.
O estudo ainda aponta que 86% dos entrevistados
consideram que as empresas do setor desempenham um papel fundamental na
implementação de soluções que garantam a segurança alimentar, assim como
acreditam que elas têm responsabilidade ética de assegurar o manuseamento
adequado dos alimentos. Para 82% é importante saber como sua comida é
processada, preparada e manuseada. Também manifestaram interesse em saber sobre
sua procedência 79% deles. “Este é um número que tem crescido nos últimos
anos”, analisa o Vice-Presidente de Vendas da Zebra no Brasil, Vanderlei
Ferreira.
No entanto, existe uma lacuna significativa entre
as opiniões dos consumidores e o que pensam os líderes do setor. Quase 70% dos
tomadores de decisão consideram que a indústria está pronta para gerenciar a
rastreabilidade e a transparência no manuseio de alimentos e 22% acreditam que
ela está preparada para apresentar ao cliente o percurso dos alimentos ao longo
da cadeia de suprimentos. Esses números caem para 40% e 22%, respectivamente,
na opinião dos consumidores.
“Os resultados do nosso estudo mostram que, embora a
indústria esteja tomando medidas para garantir uma cadeia de suprimentos mais
transparente, é preciso continuar trabalhando para aumentar a confiança do
consumidor e melhorar a rastreabilidade dos alimentos”, ressalta Ferreira.
“Atualmente, as empresas do setor têm mais informações à disposição, mas
precisam fazer mais esforços para compartilhá-las com o consumidor, que está em
busca de mais conhecimento sobre o que está ingerindo”, adiciona.
Um ponto chave identificado na pesquisa é o papel
que a tecnologia pode desempenhar para ajudar o setor a ultrapassar esses
desafios, tanto a curto quanto a longo prazo. A grande maioria (97%) dos
líderes reconhece que os investimentos em soluções tecnológicas para a
rastreabilidade de suas operações proporcionam uma vantagem competitiva, pois
os ajudam a atender melhor às expectativas dos consumidores.
Tomadores de decisão destacam como os principais
benefícios do uso da tecnologia: a redução do risco no manuseio dos produtos, a
garantia de transporte e armazenamento adequados aos alimentos e o
monitoramento da validade dos itens. Para 47% deles, as etiquetas RFID podem
melhorar a rastreabilidade dos alimentos na cadeia de abastecimento mais do que
qualquer outra tecnologia. No entanto, apenas 42% usam essa solução em suas
organizações atualmente.
Outras tecnologias identificadas como essenciais
para ganhar a confiança do consumidor e fornecer informações transparentes
incluem: computadores móveis, impressoras móveis de etiquetas de código de
barras, scanners robustos e etiquetas ou rótulos especialmente projetados para
alimentos e suas embalagens. A tecnologia Temptime, por exemplo, propicia
rótulos e etiquetas que sinalizam quando um produto é armazenado fora das
condições ideais de temperatura. A solução é ideal para alimentos que dependem
de uma cadeia de frio eficiente, como carnes, laticínios e congelados. Mais de
90% dos líderes pesquisados esperam usar essas soluções móveis nos próximos
cinco anos, com o objetivo de rastrear digitalmente produtos alimentícios.
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