Estratégias do universo digital estão ajudando na reinvenção
do setor de eventos em formatos online, que viraram uma das principais
estratégias de comunicação de empresas e instituições de ensino diante das
limitações físicas impostas pela pandemia
Os eventos online vieram para ficar. Segundo uma pesquisa realizada pelo LinkedIn com 200 organizadores de ativações B2B no país, 83% dos participantes vão continuar trabalhando com esse modelo nos próximos doze meses ou mais, e 93% acreditam que a tendência vai continuar no futuro. Pensando nisso, o especialista Leandro Reinaux, CEO e cofundador da Even3, startup que simplifica eventos online, elencou sete dicas de marketing digital para impulsionar a participação e engajamento desse formato virtual em 2021.
“Para
o sucesso do evento online, é importante não só utilizar tecnologia para
simplificar o processo, como estratégias de marketing digital - fundamentais
hoje para qualquer negócio. Não basta criar o evento com a melhor
programação, os melhores palestrantes e a melhor ferramenta se você não
conseguir alcançar o seu público de interesse. Por isso, as ações para promoção
do evento e da empresa ou organizador são tão importantes”, explica
Leandro.
Confira
as dicas:
Invista em Marketing de Conteúdo
O
marketing de conteúdo é hoje a estratégia mais utilizada por empresas do mundo
todo para captar novos clientes. “Com o marketing de conteúdo, você pode
engajar mais seu público, aumentar a taxa de atração e retenção de clientes, e,
sobretudo, torna-se referência no seu segmento de atuação”, acrescenta.
Você
pode fornecer ao seu público conteúdos úteis e relevantes, como os temas que
serão abordados nas palestras, sua importância, a grade de programação do
evento, os palestrantes em destaque, entre outros. Assim, além de gerar valor,
também é possível aumentar as vendas de entradas para o seu evento. Não se
esqueça de que a divulgação precisa ser direcionada para um público
específico/de interesse.
Faça um site para seu evento
Além de garantir melhor fluxo das informações, um site para o evento permite que o mesmo seja encontrado pelas ferramentas de busca, como o Google. Dessa forma, fica ainda mais fácil do público encontrar seu evento, participar e ter acesso a todo o conteúdo. “Na Even3, é possível criar um site para o evento em apenas alguns minutos”.
Marque
presença nas redes sociais
Segundo
um estudo realizado pela Rock Content, 91,3% dos internautas acessam suas redes
sociais diariamente. E, dentre as redes sociais mais utilizadas, o Instagram e
o Facebook ganham disparadamente das demais, com 92,5% e 92,1% respectivamente
de usuários ativos.
Além
do compartilhamento de conteúdo relevante sobre o evento, as redes sociais
devem ser utilizadas como uma ponte de relacionamento com o seu público - para
isso, identifique seu público e em qual ou quais redes sociais ele está
presente.
Anúncios patrocinados
Segundo
a pesquisa do The Boston Consulting Group, 56% dos usuários da internet estão
propensos a clicar em um anúncio. Diferentemente das mídias de massa, as mídias
digitais possibilitam anúncios por um custo menor.
Neste
meio, é possível segmentar os anúncios conforme gênero, idade, localização,
hábitos de consumo e comportamentais, dentre uma série de outros fatores nas
diferentes redes sociais. “É importante considerar que o canal ideal para
investir em mídia vai variar conforme o público e a área de atuação”,
acrescenta Leandro.
Aposte
no e-mail marketing
O
e-mail não morreu, pelo contrário. De acordo com a Rock Content, em 2018, 97,6%
dos usuários da internet possuem e-mail e 95,9% acessam diariamente sua caixa
de entrada. Além disso, 76,8% das pessoas já efetuaram alguma compra por causa
de um e-mail marketing que receberam.
“A
principal vantagem é gerar relacionamento com o público de forma direta, por
isso, o conteúdo deve ser totalmente personalizado e pode variar conforme o
perfil ao qual você direciona a mensagem”.
Landing Pages
Outra
alternativa é criar uma Landing Page. Nela é possível inserir informações
detalhadas sobre o evento para os participantes e potenciais participantes -
tudo de forma personalizada. Além disso, uma página de destino é fundamental
para consultar informações sobre o evento. É possível combinar a estratégia com
o e-mail marketing, por exemplo.
Realizar
Webinars
Na
prática, webinars são transmissões online que permitem especialistas
compartilharem conhecimento por meio de vídeo e áudio. Geralmente webinars
possuem um espaço de chat onde os ouvintes podem enviar dúvidas ou perguntas.
“Se
você estiver planejando um evento de grande porte pode ser interessante criar
alguns webinars para conversar com potenciais interessados. É uma forma de
fomentar a expectativa dos participantes e tirar dúvidas”, finaliza
Leandro.
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