A comunicação é a peça fundamental para garantir um bom relacionamento com os clientes. Com a pandemia e o isolamento social, ela se torna ainda mais importante para garantir a sobrevivência de qualquer negócio. Neste cenário, existe uma ferramenta extremamente poderosa capaz de auxiliar a manter esse relacionamento próximo mesmo com as portas fechadas: a tecnologia.
Em um mundo marcado pela transformação digital, os
consumidores também se adaptaram e se tornaram entusiastas dessas novas
possibilidades. Segundo uma pesquisa conduzida pela KPMG, o perfil do consumidor
se tornou mais consciente, reflexivo, seletivo e disposto a economizar. Nos
dados divulgados, 68% disseram priorizar a confiança com a marca, 71% segurança
pessoal e, 73% facilidade na compra.
Para acompanhar um consumidor tão moderno e manter
um relacionamento próximo com ele em meio ao distanciamento social, somente a
tecnologia é capaz de permitir que as empresas identifiquem em quais canais
seus consumidores se encontram para, a partir disso, entender a melhor maneira
de se comunicar com eles.
As empresas podem experimentar as mais diversas
plataformas e criar canais online de comunicação e divulgação ágeis e velozes.
Além dos meios mais comuns, como as redes sociais, muitas organizações estão
apostando em grandes avanços como os bots – os famosos robôs usados, em sua
maioria, para otimizar e trazer maior assertividade ao processo de atendimento
eletrônico ao cliente.
Quando utilizadas em conjunto, essa versatilidade
proporciona uma maior abrangência, uma comunicação fluida e direta entre as
partes e, principalmente, a possibilidade de ouvir as opiniões dos clientes
sobre seus produtos e serviços. O feedback é uma ferramenta riquíssima para que
seja possível analisar o que está dando certo e o que pode ser aperfeiçoado.
Não há dúvidas de que a tecnologia é a melhor
ferramenta para garantir um relacionamento próximo com os clientes. Contudo, é
importante ressaltar que ela não deve ser uma estratégia isolada para essa
finalidade.
Em conjunto com essas ferramentas, as empresas
devem investir em um time capacitado que entenda quem são seus clientes, suas
dores, preferências e necessidades. O Customer Centricity, do inglês “cliente
no centro”, mostra ao cliente que ele é importante para sua empresa e que o seu
sucesso depende do sucesso dele.
Se o seu negócio está enfrentando dificuldades em
manter um relacionamento próximo com os consumidores, a grande dica é buscar se
manter à disposição por meio das mais diversas plataformas online. Personalize
o atendimento, contrate profissionais apaixonados e apaixonantes e, faça o que
for preciso para estar com o seu cliente. Precisamos de um senso de urgência em
meio a este cenário, mas acima de tudo, precisamos ser únicos e muito
eficientes.
Karina
Coelho - Head de Customer Success na Pontaltech, empresa especializada em
soluções integradas de voz, SMS, e-mail, chatbots e RCS.
https://www.pontaltech.com.br/
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