O ano de 2020 foi completamente atípico para inúmeros segmentos ao redor do mundo, incluindo a área de negócios. No entanto, as expectativas para o próximo ano são bastante positivas, com muitas possibilidades e inovações. Setores como o marketing e a comunicação digital vão se destacar ainda mais com estratégias voltadas para a experiência do usuário, que podem ter consequências positivas na geração de resultados para os negócios.
O fato de
passarmos cada vez mais tempo conectados aos smartphones, tablets e computadores
faz com
que a vivência do consumidor se torne um recurso cada vez mais necessário de
aproximação entre marca e público. Durante o Key Trends 2021, um evento de
perspectivas e tendências para o mundo da comunicação e marketing, organizado
pelo portal Mundo Marketing e pela Kmaleon, plataforma de busca e comparação de
ferramentas digitais, revelou-se que uma das principais tendências para o setor
será o investimento na experiência do usuário aliado às narrativas de cada
negócio.
Perfis em
redes sociais, sites e/ou blogs são como uma porta de entrada para o usuário.
Diante disso, cada organização pode investir em narrativas que aproximem o
consumidor de seu negócio por meio das sensações vividas no momento da
navegação. Apesar de parecer um trabalho voltado para os profissionais de
design ou de tecnologia, a estratégia necessária requer um trabalho
multidisciplinar, envolvendo as áreas de governança, comunicação e
análise de dados, o que permite que o processo final, desenvolvido pela empresa,
seja integrado.
A
experiência do usuário consiste na união dos atributos que causam satisfação no
internauta, ou seja, no prazer que ele tem ao navegar pelo site ou
blog, na geração de valor a partir do conteúdo, produto ou serviço e no
atendimento recebido.
A rede de
lojas Magazine Luiza utiliza a inovação e a tecnologia para dar suporte ao
consumidor. Um dos desafios da marca, para realizar os mais de 250 mil
atendimentos por mês, era manter o lado humano nas soluções dos problemas. Logo
nos primeiros meses que a estratégia foi introduzida, houve uma diminuição de
16% do tempo de atendimento e um aumento de 15% na produtividade digital, com
destaque para a agilidade na solução dos processos, resolvidos em menos de duas
horas para cerca de 90% dos clientes da loja.
As
melhorias proporcionadas pela experiência do usuário para as instituições são
inúmeras. Além disso, outras formas de negócio podem ser trabalhadas
simultaneamente, como a análise de dados para gerenciar melhor o atendimento,
mais agilidade nas soluções de problemas, entre outros benefícios.
Para 2021,
com a perspectiva de melhora financeira e o retorno gradual de novas
oportunidades de emprego, as instituições terão que traçar novas estratégias
para conquistar mais clientes, além de fidelizar ainda mais
o público-alvo.
As empresas deverão aprender a lidar com o avanço
tecnológico cada vez mais rápido, e, para não perder espaço no mercado, quem
estiver mais preparado e melhor adaptado vai conseguir atrair ainda
mais usuários, fazendo com que se eles se tornem seus próximos clientes.
Dino
Bastos - CEO da Partners Comunicação Pro Business e vice-presidente de Comunicação
e Marketing da Sucesu Minas.
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