Pesquisar no Blog

sexta-feira, 30 de abril de 2021

Saiba mais sobre prevenção e combate à hipertensão arterial

Existe um dia dedicado, instituído desde 20021, que tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico preventivo e tratamento; a enfermidade é um dos principais fatores de risco para as doenças cardiovasculares e renais2 

 

Com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância dos cuidados com a saúde e os riscos da doença hipertensiva, foi criado o Dia Nacional de Combate a Hipertensão Arterial, celebrado em 26 de abril1. Também conhecida como pressão alta, a enfermidade acomete uma em cada quatro pessoas adultas, chegando a mais de 50% após os 60 anos e está presente em 5% das crianças e adolescentes no Brasil3. Por isso, a data marca a luta contra a doença e traz uma reflexão sobre a sua gravidade.

A doença é caracterizada pela elevação dos níveis de pressão arterial (PA), acima de 140×90 mmHg (milímetros de mercúrio) - o primeiro número se refere à pressão máxima ou sistólica, que corresponde à contração do coração; o segundo, à pressão do movimento de diástole, quando o coração relaxa2.

Por se tratar de condição frequentemente assintomática, a enfermidade pode evoluir e afetar órgãos como coração, cérebro, rins e vasos sanguíneos. Ou seja, a hipertensão arterial é um dos principais fatores de risco para as doenças cardiovasculares - principalmente o AVC - e renais2. De acordo com a Sociedade Brasileira de Hipertensão, a doença já é responsável por 40% dos infartos, 80% dos derrames e 25% dos casos de insuficiência renal terminal3.

De acordo com o médico neurologista Dr. Gabriel de Freitas, a detecção e controle da pressão arterial é um ponto básico e fundamental de qualquer programa de prevenção, especialmente para o AVC, devendo ser esse o maior foco. "Existe uma relação muito próxima entre as doenças cardiovasculares e hipertensão. É necessário entender que o nosso cérebro é, em geral, o órgão que mais sofre as consequências da hipertensão. Quanto maior o tempo de doença, maior o risco, e quanto maiores os índices pressóricos, igualmente maiores serão as complicações. Os danos à qualidade de vida vão depender justamente das áreas cerebrais afetadas - de acordo com o local, há comprometimentos à fala, à visão, à movimentação e à coordenação dos braços e das pernas", ressalta o especialista.

Dr. Gabriel ainda comenta que é extremamente importante estar atento aos sinais de um possível AVC. Sintomas como alteração da força muscular ou formigamento, principalmente dos braços, pernas ou de um lado do corpo, assimetria facial, dificuldade na fala e movimentação da língua, dor de cabeça súbita e intensa sem causa aparente, perda da visão de um olho ou dos dois, vertigem e desequilíbrio associado a náuseas ou vômitos também podem indicar a presença de um derrame4. "Portanto, para saber se alguém pode estar sofrendo um AVC, peça para a pessoa sorrir, repetir uma frase ou cantar uma música e levantar os braços. Este é um ‘teste’ chamado SAMU - Sorria, Abrace, Música e Urgente. Caso a pessoa apresente dificuldades nestas tarefas, ela deve ser levada imediatamente a um hospital", informa o médico.

Obesidade, histórico familiar, estresse e envelhecimento estão associados ao desenvolvimento da hipertensão. O consumo exagerado de sal, associados a hábitos alimentares não adequados também podem colaborar para o surgimento da hipertensão arterial5.

Entre os principais sinais de alerta para alteração na função de bombeamento do sangue estão a tontura, falta de ar, palpitações, dor de cabeça frequente e alteração na visão. Entretanto, a hipertensão geralmente é silenciosa, por isso é importante a medida regular da pressão arterial5.

A hipertensão arterial não tem cura, mas deve ser tratada para impedir complicações. Medidas como medir a pressão arterial regularmente, adotar uma alimentação saudável, praticar atividade física pelo menos 5 dias por semana, diminuir a ingestão de sal e o consumo de bebidas alcoólicas, não fumar, controlar o estresse e ter acompanhamento médico são fundamentais para contribuir no controle da pressão arterial e na diminuição dos riscos de doenças cardiovasculares6.

 


Boehringer Ingelheim

www.boehringer-ingelheim.com.br

www.facebook.com/BoehringerIngelheimBrasil

 

 

Referências:

1. Presidência da República. Casa Civil. Lei nº 10.439/2002 . Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/l10439.htm Acesso em 07 de abril de 2021.

2- Departamento de Hipertensão Arterial da Sociedade Brasileira de Cardiologia (DHA-SBC), Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH), Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN). Diretrizes Brasileiras de Hipertensão Arterial - 2020. Disponível em http://abccardiol.org/wp-content/uploads/articles_xml/0066-782X-abc-116-03-0516/0066-782X-abc-116-03-0516.x14831.pdf Acesso em 07 de abril de 2021.

3 - Sociedade Brasileira de Hipertensão. Sobre a hipertensão. Disponível em http://www.sbh.org.br/arquivos/hipertensao/. Acesso em 08 de abril de 2021.

4 -http://www.blog.saude.gov.br/index.php/570-destaques/34434-saiba-quais-sao-os-primeiros-sinais-de-um-avc

5 - Ministério da saúde. O que é hipertensão. Disponível em http://bvsms.saude.gov.br/ultimas-noticias/2960-26-4-dia-nacional-de-prevencao-e-combate-a-hipertensao-arterial-4 Acesso em 07 de abril de 2021.

6 - Sociedade Brasileira de Hipertensão. Perguntas Frequentes. Disponível em http://www.sbh.org.br/arquivos/perguntas-frequentes/


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados