Presente cada vez mais na vida dos brasileiros,
seja por oferecer segurança, facilidade para pagamento, imediatismo, agilidade
e bônus, o cartão de crédito costuma dar boas condições que aliviam o bolso de
qualquer cliente. Os brasileiros movimentaram R$ 1,84 trilhão com compras em
cartão de crédito, débito e pré-pago em 2019, de acordo com a Associação
Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs). No entanto,
parte desse dinheiro retorna aos consumidores devido ao cancelamento das vendas
realizadas. Essa devolução é conhecida como chargeback.
Entretanto, este fato surge por erro de
processamento do banco, erro no valor cobrado pela loja, o cliente não receber
a mercadoria conforme combinado na compra ou um dos motivos mais comuns:
fraude. Diante desse contexto, a Seven Tech Group, referência há 15 anos
em soluções tecnológicas de meios eletrônicos de pagamento, lista quatro dicas
para minimizar ou evitar que sua empresa sofra com esses prejuízos:
Identifique-se: é
importante incluir o nome da empresa no comprovante de pagamento, pois há casos
em que o consumidor solicita o reembolso de compra pelo fato de
não lembrar ou não reconhecer o nome da empresa em sua fatura. Ou seja,
esse ato de identificação pode ajudar a sua empresa a não sofrer com
o chargeback.
Tenha regras: é
necessário definir políticas de reembolsos, trocas, pagamentos e de qualquer
tema plausível para passar informação e confiança ao consumidor. Inclusive, é
bom deixá-las claras para o público, para que não haja surpresas para
nenhuma das duas partes.
Invista em ferramentas: ainda que
essa opção gere um alto custo de investimento e demanda de caixa, ela
pode evitar muitos casos de chargeback, além de dar mais garantia
para transações a prazo, haja visto que ferramentas de análise de crédito são
muito comuns e são uma boa alternativa para varejo e loja online.
Tenha atenção: é
fundamental verificar os dados dos consumidores, principalmente para evitar
fraudes, um dos motivos do chargeback. Por isso, mantenha atenção em relação à
autenticidade dos endereços de e-mail, CPF, telefones, endereço residencial e
demais informações que o sistema solicita.
“O chargeback é um dos grandes problemas dos
empresários e empreendedores, principalmente aqueles que atuam com pagamentos
online, modalidade que cresceu demasiadamente nesta época de pandemia. Para
quem trabalha nesse setor, cada compra finalizada e liquidada é uma
comemoração. No entanto, é primordial entender os dois lados da moeda, haja
visto que um dos principais motivos para isso se dá porque o cliente teve o
cartão fraudado, ou seja, também é um transtorno enorme para este”, pontua
Leandro Menegon, Diretor de Operações da Seven Tech Group.
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