Confira quais são os pecados capitais que não podem ser cometidos por escritores que querem conquistar leitores e vender mais livros
Todo escritor
sonha em entrar para a seleta lista de best-sellers em algum momento da carreira,
mas a verdade é que fica muito difícil conquistar leitores fieis e vender mais
livros se o autor ainda comete os 7 pecados capitais dos escritores.
Esqueça a gula, a avareza ou a ira. Os 7 pecados
capitais dos escritores estão relacionados diretamente com a rotina e o
planejamento de quem pretende publicar ou já tem um livro publicado.
Conquistar uma colocação nas listas dos livros mais
vendidos é fruto de um trabalho constante de divulgação e do uso das técnicas
de marketing para escritores. É esta dedicação que
impulsiona a obra para uma posição de destaque e de sucesso comercial!
Ser um influenciador ou um blogueiro pode ser útil
para criar uma comunidade engajada em torno de um livro, mas este não é um
caminho garantido para chegar ao topo das paradas de vendas.
Então, abandone o senso comum de que determinado
autor “vende porque é Youtuber” ou “vende porque é influencer”. Eles vendem
porque não cometem mais os 7 pecados capitais dos escritores.
Confira abaixo a definição de cada pecado dos escritores
e o que ele precisa fazer para evitá-los!
Os 7 pecados capitais dos escritores
- Achar
que só a editora é responsável por divulgar o livro
Este pecado capital dos escritores é
cometido por uma boa parte dos autores que, com o livro publicado, acham que a
responsabilidade de divulgação é apenas da editora.
Quem comete este pecado imperdoável do marketing
para escritores não contribui com o processo de divulgação do
livro e ainda espera que ele alcance público e tenha sucesso comercial sem o
mínimo de esforço.
Para evitar este pecado, o escritor deve adotar um
posicionamento ativo na divulgação do próprio trabalho.
O autor deve sim conhecer as estratégias adotadas
pela editora,
mas também precisa utilizar as redes de contatos pessoais para garantir que o
livro alcance mais pessoas.
- Escrever
sem avaliar se o tema do livro é relevante
Este é um clássico dos pecados capitais dos
escritores. Não é muito difícil encontrar um autor frustrado porque publicou um
livro que não vende...
Em boa parte dos casos, isso acontece porque o tema
da obra está saturado e o público perdeu o interesse no assunto.
O tema do livro precisa ter apelo para os leitores,
pois do contrário ele não será atrativo e não vai sair das prateleiras, sejam
elas físicas ou digitais.
Para evitar este pecado, basta seguir uma das
regras de ouro do marketing para escritores que é a
coleta prévia de dados com uma pesquisa de mercado.
Com a pesquisa em mãos, o escritor tem uma boa
ideia das possibilidades de alcance do tema do livro antes mesmo das primeiras
palavras serem redigidas.
- Aprovar
ou criar uma capa que não conversa com a obra
Sabe aquele dito popular que fala que não se deve julgar
um livro pela capa? Então, no caso dos escritores este é mais um pecado
capital...
Todo livro é julgado pela capa porque ela é o rosto
da obra!
A capa é parte importante do sucesso de um livro
porque é, na maioria das vezes, o primeiro contato do leitor com o trabalho do
autor. Ela é responsável por impactar e cativar o público.
Para evitar este pecado capital, o escritor deve
participar do processo de produção da capa do próprio livro.
Ele deve se certificar de que ela seja atrativa,
instigante e, claro, que esteja relacionada com o assunto abordado nas páginas
internas.
- Usar
um título enigmático e não apostar em um subtítulo atrativo
Se o leitor passou os olhos pela capa do seu livro
e não entendeu de cara do que se trata, você provavelmente tem um problema com
a mensagem que o seu título está transmitindo.
O título de um livro deve ser atrativo, mas não
pode ser um código secreto que precisa ser desvendado.
Um título muito obscuro é outro pecado capital que
deve ser evitado por escritores que desejam vender mais livros.
Outro erro muito comum é não fazer uso de
subtítulos que complementam o título e acrescentam uma nova informação
igualmente interessante.
Para evitar este pecado, o autor precisa testar
títulos e subtítulos com diferentes audiências e trabalhar com os feedbacks
recebidos.
- Correr
atrás de editoras e agentes sem investir no próprio marketing pessoal
O escritor que se conhece sabe onde pode chegar e
sabe quem ele pode alcançar.
Esta é a grande verdade para conquistar o sucesso
no mercado literário em qualquer lugar do mundo.
Um autor que não sabe quem é, dificilmente
conseguirá criar conexões poderosas o suficiente para que outras pessoas se
sintam motivadas a consumirem o que ele escreve.
Não investir em marketing pessoal talvez seja o
maior pecado capital dos escritores, pois esta é a base de todo o trabalho de
desenvolvimento, edição, publicação e divulgação de um livro.
O escritor que não desenvolve seu marketing pessoal
está fadado a correr atrás de editoras e agentes literários eternamente sem
nunca alcançar o sucesso que realmente deseja.
Para evitar este pecado, é preciso buscar
autoconhecimento. Somente este mergulho interno pode diferenciar os escritores
comuns daqueles que são acima da média.
- Usar
toda a verba para a publicação do livro ficando sem nada pra a divulgação
Este é um dos pecados que mais doem no bolso e no
coração dos escritores.
São inúmeros os casos de autores que investiram
tudo o que tinham na publicação de uma obra, mas acabaram com caixas de livros
empilhadas em casa porque não reservaram dinheiro para divulgar o que
escreveram.
Desde que o mundo é mundo, o marketing é a
ferramenta utilizada para expandir as possibilidades de ganhos financeiros com
a venda de produtos ou serviços e com os livros não é diferente.
Sem marketing e sem divulgação, um livro não
consegue audiência e com certeza não terá vendas expressivas.
Para mudar esta realidade, o escritor deve reservar
uma quantia considerável que será aplicada em anúncios
e outras estratégias de divulgação com o objetivo de alcançar mais pessoas e
obter mais vendas.
- Ficar
de fora do evento Escritores 360º que acontece em maio
Nenhum homem ou mulher é uma ilha, especialmente os
escritores.
A comunidade literária é mais forte quando
permanece unida e quando promove a troca de conhecimento de forma constante.
Entra aí então o 7º pecado capital de quem deseja
vender mais livros: não participar dos eventos e formações
que movimentam a comunidade de escritores do Brasil.
Para evitar este pecado, você deve garantir a sua
inscrição no Escritor
360º, um evento 100% gratuito e com aulas online que acontece nos dias 4, 5
e 6 de maio.
Durante três dias, autores brasileiros de todos os
gêneros terão uma oportunidade única para conhecer o caminho que permite viver
da escrita e ganhar dinheiro fazendo o que se ama.
Confira uma prévia do que você vai descobrir no Escritor
360º:
- Os
métodos para publicar o seu livro sem complicações
- O
que é e como usar copywriting para vender mais livros
- O
segredo dos editores que fabricam livros que vendem muito
- Como
usar as redes para atrair agentes literários e leitores
- Encontrando
o caminho para conquistar o seu marketing pessoal do zero
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isso e muito mais!
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Lilian
Cardoso - Jornalista, diretora da LC – Agência de
Comunicação, a agência que mais divulga livros no Brasil, e professora do Curso
Escritores Admiráveis. Da ficção ao romance, já divulgou com a sua equipe mais
de três mil livros, incluindo grandes nomes da literatura nacional e
internacional, como Mauricio de Sousa, Mario Sergio Cortella, Monja Coen, Cris
Poli (supernanny), Gary Chapman, Max Lucado, Marcos Piangers, Alice Salazar,
Kevin Leman, e até obras do Papa Francisco já passaram pelas mãos dela.
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