quarta-feira, 28 de abril de 2021

7 pecados capitais dos escritores: o que você deve evitar se deseja vender mais livros

Confira quais são os pecados capitais que não podem ser cometidos por escritores que querem conquistar leitores e vender mais livros 


Todo escritor sonha em entrar para a seleta lista de best-sellers em algum momento da carreira, mas a verdade é que fica muito difícil conquistar leitores fieis e vender mais livros se o autor ainda comete os 7 pecados capitais dos escritores.

Esqueça a gula, a avareza ou a ira. Os 7 pecados capitais dos escritores estão relacionados diretamente com a rotina e o planejamento de quem pretende publicar ou já tem um livro publicado.

Conquistar uma colocação nas listas dos livros mais vendidos é fruto de um trabalho constante de divulgação e do uso das técnicas de marketing para escritores. É esta dedicação que impulsiona a obra para uma posição de destaque e de sucesso comercial!

Ser um influenciador ou um blogueiro pode ser útil para criar uma comunidade engajada em torno de um livro, mas este não é um caminho garantido para chegar ao topo das paradas de vendas.

Então, abandone o senso comum de que determinado autor “vende porque é Youtuber” ou “vende porque é influencer”. Eles vendem porque não cometem mais os 7 pecados capitais dos escritores.

Confira abaixo a definição de cada pecado dos escritores e o que ele precisa fazer para evitá-los!


Os 7 pecados capitais dos escritores


  1. Achar que só a editora é responsável por divulgar o livro

Este pecado capital dos escritores é cometido por uma boa parte dos autores que, com o livro publicado, acham que a responsabilidade de divulgação é apenas da editora.

Quem comete este pecado imperdoável do marketing para escritores não contribui com o processo de divulgação do livro e ainda espera que ele alcance público e tenha sucesso comercial sem o mínimo de esforço.

Para evitar este pecado, o escritor deve adotar um posicionamento ativo na divulgação do próprio trabalho.

O autor deve sim conhecer as estratégias adotadas pela editora, mas também precisa utilizar as redes de contatos pessoais para garantir que o livro alcance mais pessoas.


  1. Escrever sem avaliar se o tema do livro é relevante

Este é um clássico dos pecados capitais dos escritores. Não é muito difícil encontrar um autor frustrado porque publicou um livro que não vende...

Em boa parte dos casos, isso acontece porque o tema da obra está saturado e o público perdeu o interesse no assunto.

O tema do livro precisa ter apelo para os leitores, pois do contrário ele não será atrativo e não vai sair das prateleiras, sejam elas físicas ou digitais.

Para evitar este pecado, basta seguir uma das regras de ouro do marketing para escritores que é a coleta prévia de dados com uma pesquisa de mercado.

Com a pesquisa em mãos, o escritor tem uma boa ideia das possibilidades de alcance do tema do livro antes mesmo das primeiras palavras serem redigidas.


  1. Aprovar ou criar uma capa que não conversa com a obra

Sabe aquele dito popular que fala que não se deve julgar um livro pela capa? Então, no caso dos escritores este é mais um pecado capital...

Todo livro é julgado pela capa porque ela é o rosto da obra!

A capa é parte importante do sucesso de um livro porque é, na maioria das vezes, o primeiro contato do leitor com o trabalho do autor. Ela é responsável por impactar e cativar o público.

Para evitar este pecado capital, o escritor deve participar do processo de produção da capa do próprio livro.

Ele deve se certificar de que ela seja atrativa, instigante e, claro, que esteja relacionada com o assunto abordado nas páginas internas.


  1. Usar um título enigmático e não apostar em um subtítulo atrativo

Se o leitor passou os olhos pela capa do seu livro e não entendeu de cara do que se trata, você provavelmente tem um problema com a mensagem que o seu título está transmitindo.

O título de um livro deve ser atrativo, mas não pode ser um código secreto que precisa ser desvendado.

Um título muito obscuro é outro pecado capital que deve ser evitado por escritores que desejam vender mais livros.

Outro erro muito comum é não fazer uso de subtítulos que complementam o título e acrescentam uma nova informação igualmente interessante.

Para evitar este pecado, o autor precisa testar títulos e subtítulos com diferentes audiências e trabalhar com os feedbacks recebidos.


  1. Correr atrás de editoras e agentes sem investir no próprio marketing pessoal

O escritor que se conhece sabe onde pode chegar e sabe quem ele pode alcançar.

Esta é a grande verdade para conquistar o sucesso no mercado literário em qualquer lugar do mundo.

Um autor que não sabe quem é, dificilmente conseguirá criar conexões poderosas o suficiente para que outras pessoas se sintam motivadas a consumirem o que ele escreve.

Não investir em marketing pessoal talvez seja o maior pecado capital dos escritores, pois esta é a base de todo o trabalho de desenvolvimento, edição, publicação e divulgação de um livro.

O escritor que não desenvolve seu marketing pessoal está fadado a correr atrás de editoras e agentes literários eternamente sem nunca alcançar o sucesso que realmente deseja.

Para evitar este pecado, é preciso buscar autoconhecimento. Somente este mergulho interno pode diferenciar os escritores comuns daqueles que são acima da média.


  1. Usar toda a verba para a publicação do livro ficando sem nada pra a divulgação

Este é um dos pecados que mais doem no bolso e no coração dos escritores.

São inúmeros os casos de autores que investiram tudo o que tinham na publicação de uma obra, mas acabaram com caixas de livros empilhadas em casa porque não reservaram dinheiro para divulgar o que escreveram.

Desde que o mundo é mundo, o marketing é a ferramenta utilizada para expandir as possibilidades de ganhos financeiros com a venda de produtos ou serviços e com os livros não é diferente.

Sem marketing e sem divulgação, um livro não consegue audiência e com certeza não terá vendas expressivas.

Para mudar esta realidade, o escritor deve reservar uma quantia considerável que será aplicada em anúncios e outras estratégias de divulgação com o objetivo de alcançar mais pessoas e obter mais vendas.


  1. Ficar de fora do evento Escritores 360º que acontece em maio

Nenhum homem ou mulher é uma ilha, especialmente os escritores.

A comunidade literária é mais forte quando permanece unida e quando promove a troca de conhecimento de forma constante.

Entra aí então o 7º pecado capital de quem deseja vender mais livros: não participar dos eventos e formações que movimentam a comunidade de escritores do Brasil.

Para evitar este pecado, você deve garantir a sua inscrição no Escritor 360º, um evento 100% gratuito e com aulas online que acontece nos dias 4, 5 e 6 de maio.

Durante três dias, autores brasileiros de todos os gêneros terão uma oportunidade única para conhecer o caminho que permite viver da escrita e ganhar dinheiro fazendo o que se ama.


Confira uma prévia do que você vai descobrir no Escritor 360º:

  • Os métodos para publicar o seu livro sem complicações
  • O que é e como usar copywriting para vender mais livros
  • O segredo dos editores que fabricam livros que vendem muito
  • Como usar as redes para atrair agentes literários e leitores
  • Encontrando o caminho para conquistar o seu marketing pessoal do zero
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Lilian Cardoso - Jornalista, diretora da LC – Agência de Comunicação, a agência que mais divulga livros no Brasil, e professora do Curso Escritores Admiráveis. Da ficção ao romance, já divulgou com a sua equipe mais de três mil livros, incluindo grandes nomes da literatura nacional e internacional, como Mauricio de Sousa, Mario Sergio Cortella, Monja Coen, Cris Poli (supernanny), Gary Chapman, Max Lucado, Marcos Piangers, Alice Salazar, Kevin Leman, e até obras do Papa Francisco já passaram pelas mãos dela.


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