A área
de limpeza e conservação, por exemplo, cresceu 16% e, no primeiro semestre do
ano, o faturamento cresceu 5% na comparação com o mesmo período de 2016,
passando de R$ 1,8 bilhões para R$ 1,9 bilhões
- As franquias de serviços
de obras e reformas atraem a atenção de alguns empreendedores por algumas razões. Uma
delas é pelo baixo investimento no negócio, pela
percepção de que sempre há demanda para esse tipo de serviço ou pelas
experiências negativas que tiveram no passado. Contratar um bom pedreiro,
encanador, eletricista ou outro especialista não é uma tarefa fácil e pode ser
uma das mais desafiadoras na vida de uma pessoa.
Com a crise que o País
enfrenta, o mercado vem ganhando fôlego
aos poucos, e as franquias não ficam de fora. De acordo com dados da Associação Brasileira de
Franchising (ABF), no primeiro trimestre de 2017, o segmento cresceu 9,4% da
receita total em comparação com o mesmo período em 2016, em que o faturamento
chegou à marca de R$ 36,89 bilhões contra R$ 33,71 bilhões no ano na anterior.
Contratar uma empresa
que resolva tudo pode ser uma proposta interessante, e é isso que torna esse
tipo de franquia um diferencial competitivo. “O mercado de reformas e
construção não foi prejudicado com a crise, pois as pessoas deixaram de
considerar a possibilidade de comprar um imóvel, devido aos riscos e a alta dos
juros nos últimos anos, e passaram a investir mais na manutenção e reforma dos
imóveis”, diz Luciano Lugli, sócio fundador da Especialista
do Lar, franquia de serviços de
manutenção, reparo, construção e reforma para residências, condomínios e
empresas.
Segundo o IBGE –
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o setor de materiais de
construção apresentou alta de 3,8% na comparação com o mesmo período do ano
anterior. Esse tipo de franquia é
uma alternativa de investimento e de abrir o próprio
negócio. Mas, para ter sucesso, é fundamental que o empreendedor faça a si
mesmo algumas perguntas, segundo o que aponta o empresário e consultor Luciano
Lugli.
1.
Tenho afinidade com esse tipo de atividade?
Parece
um tanto óbvio, mas nem todas as pessoas fazem esse questionamento. Não existem
fórmulas mágicas para lidar com o problema da mão de obra, sendo que a única
forma de lidar com essa questão é realizar um bom e criterioso processo de
gestão de pessoas. Avalie se a franquia desejada dará suporte e como será esse
apoio.
2.
Tenho ao menos uma ideia do que seja gestão de processos?
Procure
entender como a franquia garante que o atendimento dado ao cliente é eficaz,
padronizado e de forma organizada. A gestão de processos é fundamental para
garantir a satisfação e, quando o empreendedor não dá importância a isso, a
qualidade dos serviços dependerá totalmente da habilidade da equipe. Todos os
colaboradores, sejam administrativos ou operacionais, precisam ser treinados
com a clareza do que se espera dos serviços executados por eles.
3. Quero abrir a
franquia para não ter que trabalhar muito e enriquecer em pouco tempo?
As franquias desse
segmento, em sua maioria, são serviços de pequenos reparos e reformas e, de um
modo geral, geram um ticket médio baixo, ou seja, (valor médio que cada
cliente compra em seu estabelecimento). É importante que a franquia ofereça
suporte para a realização de contratos para obras maiores e prestação de
serviços direcionadas às empresas para ter um faturamento maior. Esse é um tipo
de negócio que não possui um teto de faturamento, pois o seu limite operacional
será o número de equipes que você poderá ter em diferentes obras.
4. É importante a área
comercial para atingir os resultados que espero com a franquia?
Para que
o franqueado consiga gerar bons resultados é fundamental que exerça um trabalho
comercial consistente. Sabe-se que nem todos têm o perfil comercial agressivo,
portanto é importante que a franqueadora ofereça suporte nessa área, auxiliando
no fechamento de grandes contratos ou mesmo desenvolvendo parcerias com grandes
empresas que gerem vendas efetivas para as unidades franqueadas. Além disso, a
franqueadora também poderá oferecer treinamentos para capacitar o franqueado a
identificar e efetivar boas oportunidades de negócios.
5. Considero-me uma
pessoa inovadora?
Vivemos em uma sociedade
em constante transformação, e uma das exigências para que uma empresa se
mantenha forte no longo prazo, é a capacidade de inovar e de se renovar para
atender às novas demandas do público. Com as franquias não é diferente. Não se
trata apenas de criar novidades, mas compreender novas demandas e ser ágil em
atendê-las. No caso de uma franqueadora, ela precisa estar atenta ao público
final e às necessidades dos seus franqueados.
O mercado de obras e
reformas é extremamente atraente, porém muito desafiador. O cliente estará
disposto a pagar bem para as empresas que forem eficientes em resolver seus
problemas, mas é um trabalho de construção da confiança para conquistar
credibilidade. E aí, está preparado para lidar com estes desafios? Se sim, siga
em frente e persista nos resultados.
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