Abril Azul é o mês em que o tema ganha mais
visibilidade; estações das linhas 4, 5, 8 e 9 recebem campanha do Instituto
PENSI para reduzir estigma e orientar público sobre essa condição, que conta
com mais de 70 milhões de pessoas diagnosticadas no mundo
O jovem Lucas Moura Quaresma, autista, é escritor e ilustrador de histórias em quadrinhos. Ele é o protagonista de uma mostra na Estação Paulista e Largo Treze e integra uma campanha de conscientização sobre o autismo, com cartazes e cartilhas disponíveis para o público em todas as estações das linhas 4-Amarela, 5-Lilás de metrô e 8-Diamante e 9-Esmeralda de trens metropolitanos. Graduado em design de produtos, Lucas, que desenha desde a infância, produz seus quadrinhos, marcados por humor e clima de aventura, inspirado em situações de seu cotidiano.
A campanha surge pela parceria com as concessionárias ViaQuatro e a ViaMobilidade e Instituto PENSI, e celebra o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, em 2 de abril. A data foi criada em dezembro de 2007 pela Organização das Nações Unidas (ONU) para dar visibilidade a essa condição, esclarecer dúvidas e combater estigmas e preconceitos.
Nas estações São Paulo-Morumbi, linha 4-Amarela, Largo Treze, linha 5-Lilás, Carapicuíba, linha 8-Diamante e Villa-Lobos-Jaguaré na linha 9-Esmeralda, haverá um jogo de amarelinha com mensagens de respeito, amor e inclusão, para dialogar e interagir diretamente com o público. Nos nichos de leitura de todas as estações em abril serão distribuídas cartilhas informativas sobre o tema.
Estima-se que o Transtorno do Espectro Autista (TEA) atinja cerca de 70 milhões de pessoas no mundo. Ou seja, cada vez mais é necessário entender esse distúrbio de neurodesenvolvimento, que afeta a capacidade de relacionamento da pessoa com outras pessoas e o ambiente.
“Em nossas estações incentivamos o respeito às diferenças e a inclusão de todos na sociedade. Por isso, a importância de tratar o tema do autismo com respeito e conhecimento, esclarecendo nossos clientes sobre essa condição”, afirma Juliana Alcides, gerente de Comunicação e Sustentabilidade da ViaQuatro e ViaMobilidade.
2 de abril -- Dia Mundial de Conscientização do Autismo
De 2 a 30 de abril: campanha
com cartazes e oferta de cartilhas nos nichos de leitura de todas as estações
das linhas 4 e 5 de metrô e 8 e 9 de trens metropolitanos.
Estação Paulista: mostra
sobre autismo de 2 de abril a 2 de maio.
Jogo
da amarelinha: estações São
Paulo-Morumbi, linha 4-Amarela; Largo Treze, linha 5-Lilás; Carapicuíba, linha
8-Diamante e Villa-Lobos-Jaguaré, linha 9-Esmeralda.
Nenhum comentário:
Postar um comentário