Pesquisar no Blog

sexta-feira, 29 de abril de 2022

Mais da metade dos brasileiros tem sobrepeso e 30% são hipertensos

“O sobrepeso pode, inclusive, antecipar em uma década os sintomas e diagnóstico da doença”, alerta especialista   

 

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 10 milhões de pessoas morrem no mundo em decorrência da hipertensão arterial. Por estar relacionada à doença, a obesidade também é um dos fatores analisados por especialistas para o diagnóstico hipertensivo. Reforçando esta informação, o Ministério da Saúde realizou um mapeamento que revela mais de 57% de brasileiros com sobrepeso e, destes, 22% já estão obesos, o que acende um sinal vermelho contra os maus hábitos alimentares e comportamentais.   

A Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) aponta que 30% dos brasileiros são hipertensos em razão de causas rotineiras, dentre elas, o hábito de fumar, ingerir bebidas alcoólicas em excesso, diabetes sem controle e doenças cardíacas predispostas. A coordenadora do curso de Enfermagem da Faculdade UNINASSAU, campus Redenção, Fabrícia Castelo Branco, comenta que tanto hipertensão como o diabetes são fatores de risco para o desenvolvimento ou agravamento de outras enfermidades. "Altas quantidade de sal, tabagismo, sedentarismo, histórico familiar, estresse e envelhecimento são causas em potencial para a hipertensão. O sobrepeso pode, inclusive, antecipar em uma década os sintomas e diagnóstico da doença. Por isso, alimentação equilibrada, exercícios frequentes e hábitos saudáveis são imprescindíveis para o bem-estar geral. Para isso, um profissional de saúde precisa ser consultado regularmente”, pontua Fabrícia.     

Uma rotina equilibrada, que esteja relacionada aos hábitos saudáveis, pode ser iniciada nas refeições consumidas. A coordenadora do curso de Nutrição da UNINASSAU Redenção, Conceição Carvalho, também acrescenta que o consumo de determinados alimentos colabora para a prevenção de sintomas e do agravamento do problema, como os legumes e frutas. "É possível conviver com estas condições de maneira mais tranquila. Para isso, o paciente precisa compreender que, a partir do momento que se é diagnosticada a hipertensão, nada pode continuar como estava. Então, a alimentação prescrita por um nutricionista vai ajudar no controle dessa pressão alta. Além disso, algumas atitudes devem ser adotadas, como medir a pressão com regularidade, praticar exercícios físicos, meditar e procurar ter momentos prazerosos ao lado da família e amigos”, finaliza Conceição.    


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados