Pesquisar no Blog

sexta-feira, 29 de abril de 2022

Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho serve de alerta para a importância dos cuidados com a saúde dos funcionários

Exame Ocupacional é fundamental para evitar acidentes e prejuízos à saúde dos trabalhadores


          O Laboratório São Paulo é pioneiro e referência em Belo Horizonte na realização do exame ocupacional in loco.Esse procedimento faz parte do processo de contratação de um funcionário por uma empresa e também é realizado em casos de afastamento por mais de 30 dias, contratação, demissão, quando o profissional tem uma promoção, vai mudar de função ou ocupar um novo cargo. O exame é necessário para avaliar o estado físico e mental do colaborador.

          No dia 28 de abril é celebrado o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, data que veio para conscientizar sobre os cuidados que se deve ter com a saúde dos empregos para evitar acidentes durante o período de trabalho. O Laboratório São Paulo realizaexames laboratoriais, como análise de glicemia, colesterol,hemograma, entre outros de acordo com o pedido médico. Uma equipe qualificada e treinada cuida da área para entregar os resultados com agilidade. O acesso ao resultado é de forma segura pelo portal web.

          De acordo com a coordenadora de Ciência, Inovação e Tecnologia do Laboratório São Paulo, Cláudia Assunção, a realização do exame ocupacional tem um papel importante, como os de análises clínicas que conseguem detectar uma diabetes ou colesterol alto, por exemplo, que serve para orientar o médico na hora de fazer o relatório sobre a função que será exercida pelo funcionário. “É uma segurança para ocolaborador e para a empresa, assim será possível detectar se tem ou não alguma doença e até pode servir de orientação para um tratamento médico”, ressalta.

          Pensando na importância de se fazer o acompanhamento constante da saúde e bem estar dos colaboradores, o Laboratório São Paulo tem investido em tecnologias de business inteligence que permitem aanálise dos resultados laboratoriais com a ciência de dados e estatísticas preditiva, que servem para auxiliar o departamento médico. O Laboratório São Paulo também tem uma equipe especifica para realizar os exames dos colaboradores na própria empresa.

          Os funcionários contratados devem fazer os exames ocupacionais a cada dois anos, quando não trabalham em área de risco, já os que trabalham em áreas de muito risco precisam realizar os exames periodicamente. Colaboradores menores de 18 anos e acima de 45 anos devem fazer semestralmente ou anualmente em casos de realizarem trabalhos em situações de risco.

          O laudo do exame ocupacional só é emitido pelo médico do trabalho. Ele irá analisar os exames realizados para definir se o colaborador está apto ou não para exercer a função dentro da empresa. Com o laudo, é possível acompanhar a evolução da saúde do trabalhador, durante o período em que estiver trabalhando, e saber se desenvolveu ou não alguma doença ao realizar as atividades dentro da empresa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados