Pesquisar no Blog

sexta-feira, 29 de abril de 2022

Sensibilidade nos dentes impacta diretamente na qualidade de vida

Problema afeta cerca de 30% da população e deve ser tratado logo aos primeiros sintomas


Ao contrário do que muitos pensam, o problema bucal que mais atinge a população não é a cárie e sim a sensibilidade dentária. Atingindo uma em cada três pessoas, o problema não deve ser negligenciado, principalmente com a chegada dos dias frios, em que os sintomas podem ser ainda piores, ocasionando outras disfunções como a má alimentação e a incorreta higienização dos dentes.

Segundo a ortodontista, Viviane Vivaldi, a sensibilidade dentária é provocada pela exposição da dentina que pode ser causada pela degradação química do esmalte do dente, deslocamento da gengiva com exposição da raiz e trincas no esmalte. Assim, quando os estímulos de alimentos quentes, frios, ácidos ou muito doces tocam nessa região, a dor é imediata. "Nos casos mais graves a dor pode prejudicar a mastigação, fazendo com que a pessoa não consiga se alimentar corretamente. Outro problema recorrente é a má escovação, também provocada pela dor no local. Nesse caso o paciente muitas vezes nem percebe que está evitando passar a escova no dente sensível, o que prejudica ainda mais a higienização”, conta a especialista.

Sobre o tratamento, Viviane indica alguns procedimentos que devem ser realizados no consultório como laises, medicamentos dessensibilizantes, restaurações e cirurgias de recobrimento radicular. “Esses procedimentos são indicados para os casos mais graves, em que a dor prejudica a qualidade de vida da pessoa.” Já nos casos mais pontuais, o tratamento em casa apresenta ótimos resultados, como a utilização de cremes dentais de baixa abrasividade, desenvolvidos para dentes sensíveis, flúor e enxaguantes bucais, além de evitar alguns alimentos cítricos.

Muito pacientes apresentam a mordida errada o que pode causar uma força excessiva no dente e causar a retração gengival levando ao aumento da sensibilidade, nesses casos, o tratamento ortodôntico seria o melhor tratamento para paralisar essa perda de estrutura. “A má oclusão também pode ocasionar a sensibilidade, nesses casos, umas das melhores opções é o uso de alinhadores como o Invisalign que possibilita recuperar a oclusão correta, desenvolvendo a saúde aos dentes e tecidos adjacentes”, finaliza.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados