Pesquisar no Blog

sábado, 30 de abril de 2022

Dia do Trabalho: cuidador de idosos, uma profissão que cresce no Brasil

Pixabay
Número de cuidadores passou de 3,7 milhões, em 2016, para 5,1 milhões, em 2019, e continua aumentando


O dia 1º de maio, o Dia do Trabalho ou do Trabalhador, existe para comemorar conquistas ao longo da história. O momento não é de celebração já que o Brasil possui mais de 12 milhões de desempregados. Diante desse cenário de crise, uma profissão vem crescendo ano a ano e não dá sinais de diminuição na procura: é o Cuidador de Idosos, uma das profissões do futuro.  

Um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) aponta que a população brasileira vai ficar mais velha de forma constante e rápida nos próximos anos. Com o aumento da população idosa no país, cresce também a procura pelos profissionais que cuidam desta parcela da população.


Cuidadores

O número de cuidadores, por exemplo, passou de 3,7 milhões, em 2016, para 5,1 milhões, em 2019. A longevidade fez crescer também os cursos de formação e aumentou mais ainda quando a profissão foi oficialmente reconhecida, em 2019. Segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, do Ministério do Trabalho, entre as profissões que mais abrem vagas, com base em até três salários-mínimos, está a de cuidador


Profissionalização

A Senior Concierge, empresa que tem como proposta garantir um envelhecimento ativo para o idoso, viu crescer ainda mais a demanda pelos serviços de cuidados com os idosos durante a pandemia. Com o aumento da demanda para profissionais de Aging in Place, notou que existem poucos profissionais capacitados no mercado.

Pensando em qualificar os profissionais do setor, a empresa acaba de inaugurar o Instituto de Ensino Senior Concierge, um centro de cursos e treinamentos profissionalizantes. Entre os cursos oferecidos estão cuidadores de idosos e extracurricular com especializações. Serão aulas que vão abranger o estatuto do idoso, Ética e postura, conceito sobre cuidador, definições sobre o processo de envelhecimento, o papel do cuidador, cuidados com demência, verificação dos sinais vitais, independência e autocuidado, higiene do idoso, controle de medicamentos, prevenção contra acidentes, cuidado com a alimentação, prevenção de quedas, emergência em domicílio, entre outros temas correlatos, com uma programação de 160 horas, sendo aulas presenciais e online, práticas e estágio supervisionado e com certificado.

A proposta é formar um profissional com conhecimento da tendência do Aging in Place, qualificado e disposto para contribuir com o envelhecimento mais saudável e feliz desta população e com o bem-estar de toda família. Dessa forma, o profissional bem qualificado terá mais oportunidades no mercado de trabalho.  

 

Senior Concierge


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados