Especialista do
Sebrae aponta principais oportunidades do período para potencializar as vendas
e fidelizar clientes
O Dia das Mães, comemorado no próximo dia 8 de
maio, é a segunda data de maior movimentação no varejo, perdendo apenas para o
Natal. Neste ano, com o arrefecimento da pandemia, a expectativa é que as
vendas sejam ampliadas, por conta do retorno dos consumidores às compras
presenciais. Donos de micro e pequenos negócios de todos os segmentos podem
aproveitar a oportunidade para lançar promoções, parcerias e demais ações que
ampliem os resultados.
De acordo com o gerente de relacionamento com o
cliente do Sebrae, Enio Pinto, as datas comemorativas são tradicionalmente uma
oportunidade para inovar. Segundo ele, o ineditismo pode se apresentar de
diversas formas, não necessariamente com um novo produto. “O cliente compra
através de todos os seus sentidos. Então, o aspecto visual da loja, música,
ambiente, a possibilidade de acessar, tocar o produto, tudo isso é levado em
conta. E sempre que possível, preços diferenciados”, diz.
Outro benefício das datas comemorativas, como o Dia
das Mães, é a possibilidade de lançar combos e promoções através de parcerias
com negócios convergentes para o mesmo público. “Os comércios que estão
bem-sucedidos hoje são aqueles que procuram, além de atender às necessidades do
cliente, surpreendê-los na realização de seus sonhos. O empreendedor deve ter
em mente que dá para ir além”, recomenda Enio. “Uma pessoa que vai comprar um
presente, uma joia, um acessório de moda, por exemplo, pode receber um vale ou
um estímulo qualquer para um jantar, flores, cesta de café da manhã. É o famoso
cross selling, com parceiros externos”, exemplifica o gerente.
Enio Pinto orienta que a equipe de vendas também
precisa estar envolvida com esses preparativos, sendo motivada a se engajar nas
ações e incentivar os clientes. “É necessário o envolvimento de todo o time com
a proposta daquele calendário promocional de vendas. Se possível, que tenham
comissões diferenciadas para o momento”, completa.
Expectativas positivas
A empresária Mohara Cristina está com expectativas
positivas para as vendas no Dia das Mães esse ano. À frente da loja de roupas
femininas MB Showroom, no Instagram como @mbbymoa, ela conta que apostará no
cross selling interno, ou seja, vai presentear clientes que consumirem um
determinado valor em produtos. “Se o filho ou filha comprar a partir de R$ 400
em peças de roupas para a mãe, leva uma caneca personalizada ou uma bolsa feita
especialmente para a data”, adianta.
A empreendedora reforça que as datas comemorativas
são sempre um convite à fidelização e encantamento do cliente. “Junto com o
presente podemos proporcionar outras realizações e garantir as próximas vendas,
construindo uma conexão com essas famílias”, observa. Mohara Cristina ainda vai
preparar um café da manhã especial para as clientes que desejarem ir à loja
escolher os presentes das mães. “De fato, qualquer compra hoje deve ser uma
experiência ao cliente. A compra na loja física tem esses diferenciais que o
online não proporciona, então temos que aproveitar”, reflete.
Aprendizados com a pandemia
Para Enio Pinto, as pessoas também precisam estar
atentas aos aprendizados que a pandemia deixou. Investindo nos cuidados com a
saúde dos seus colaboradores e clientes. “Hoje o cliente está muito preocupado
com a questão da higiene dos ambientes, higiene das equipes de venda, cuidados
nos processos produtivos e manipulação de produtos e serviços”, afirma.
O investimento em amplos canais de vendas, físicos
e digitais, é outro “legado que a pandemia deixou. “Você deve ter a venda
presencial no ponto de contato físico, mas se você tiver canais de vendas
digitais fará muita diferença. O cliente mais do que nunca hoje é soberano e
está empoderado. Se no seu negócio ele tem a opção de comprar tanto online como
presencialmente, ponto para você!”, destaca.
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